Reitoria da Universidade Nova de Lisboa
- Localização: Lisboa, Portugal
- Solução: Edifícios
- Tipo: Educação
- Arquitectura: Aires Mateus e Associados
- Cliente: Universidade Nova e Lisboa
- Âmbito: Fundações e estruturas
- Área: 11400m2
- Projecto: 1999
- Construção: 2002
- Fotografia: YERUN
- Ver no Google Maps
Reitoria da Universidade Nova de Lisboa
- Localização: Lisboa, Portugal
- Solução: Edifícios
- Tipo: Educação
- Arquitectura: Aires Mateus e Associados
- Cliente: Universidade Nova e Lisboa
- Âmbito: Fundações e estruturas
- Área: 11400m2
- Projecto: 1999
- Construção: 2002
- Fotografia: YERUN
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Localizado no Campus Universitário de Campolide, o edifício da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, recebeu em 2002 o Prémio Valmor. O Edifício é constituído por estruturas de betão armado e betão armado pré-esforçado, formando pórticos ortogonais nas duas direcções, compostos por pilares, paredes, vigas e lajes, e foi dividido em três corpos estruturais.
A sua implantação, no lado Norte dos terrenos da Universidade, insere-o na modelação do terreno, fazendo a transição da cota 102.0 para a cota 95.0. Tem um embasamento constituído por um piso totalmente enterrado à cota 92.0 (Piso -1) e dois pisos semienterrados (Piso 0 à cota 95.0 e Piso 1 à cota 99.0). A cobertura deste embasamento é assegurada por uma laje inclinada, desenvolvendo-se em escadaria desde a cota 95.0, que corresponde à cota de soleira no acesso Norte do edifício, até à cota 102.0. A esta cota, a laje é plana, constituindo o pavimento de uma praça que enquadra o resto do edifício, que se desenvolve em altura, na sua fachada Nascente. Sob esta praça localizam-se os dois Auditórios, o Átrio, a Sala do Senado e os diversos compartimentos de apoio. O edifício desenvolve-se em mais sete pisos (Piso 2 ao Piso 7 e Cobertura) e, na sua fachada poente, introduziram-se aberturas rectangulares escalonadas em vários níveis.
A Norte deste conjunto e anexo a ele, ocupando toda a extensão da sua fachada Norte e abaixo da cota do Piso 0, situa-se mais um corpo estrutural de dois pisos enterrados, destinado a estacionamento automóvel. A área que separa este corpo dos outros dois anteriormente descritos é usada como uma galeria técnica e zona de passagem de ventilação e drenagem do estacionamento.