Nova Ponte Ferroviária sobre o rio Secongene ao pk61+900 da Linha de Ressano Garcia

  • Localização: Secongene, Moçambique
  • Solução: Obras de Arte
  • Tipo: Vias ferroviárias, Pontes ferroviárias
  • Cliente: CFM-Caminhos de Ferro de Moçambique
  • Âmbito: Projecto de Estruturas, Inspecção, Estudos Geotécnicos, de Drenagem, de Proteção de Cheias e Hidrológicos
  • Projecto: 2020
  • Construção: 2022-2023
  • Fotografia: Francisco Romão
  • Construtor: CRBC- China Road and Bridge Corporation
  • Dimensão: Ponte: 68m de extensão, 28m de vão maior; Via Férrea: 908m de extensão

Nova Ponte Ferroviária sobre o rio Secongene ao pk61+900 da Linha de Ressano Garcia

  • Localização: Secongene, Moçambique
  • Solução: Obras de Arte
  • Tipo: Vias ferroviárias, Pontes ferroviárias
  • Cliente: CFM-Caminhos de Ferro de Moçambique
  • Âmbito: Projecto de Estruturas, Inspecção, Estudos Geotécnicos, de Drenagem, de Proteção de Cheias e Hidrológicos
  • Projecto: 2020
  • Construção: 2022-2023
  • Fotografia: Francisco Romão
  • Construtor: CRBC- China Road and Bridge Corporation
  • Dimensão: Ponte: 68m de extensão, 28m de vão maior; Via Férrea: 908m de extensão

No âmbito do Programa de melhoramentos e duplicação da Linha de Ressano Garcia, os CFM (Dono de Obra) decidiram substituir a Ponte Ferroviária sobre o Rio Secongene ao quilómetro 61+900.

Por constrangimentos decorrentes da condição da ponte original e da necessidade de se manter o tráfego ferroviário durante toda a obra, foi decidido construir uma nova Ponte a sul da obra existente (aprox. 15m a eixo). A nova Ponte permite acomodar uma via dupla balastrada, e apresenta um tabuleiro contínuo (em secção mista) com 68m de extensão entre eixos dos encontros, subdividido em 3 tramos com a seguinte modelação: 20m+28m+20m.

A superestrutura é do tipo mista aço-betão, em que o tabuleiro é composto por uma laje em betão armado com 10.80m de largura total (executado com apoio de pré-lajes), assente sobre três vigas metálicas de alma cheia com altura constante igual a 1600mm.

Cada apoio intermédio do tabuleiro (2 Pilares) é materializado por um único pilar de secção transversal composta por um rectângulo com 8.00x1.50m2 e por dois semi-circulos com fi1.50m, sendo fundados indirectamente por estacas.

Por sua vez, os novos encontros foram executados no tardoz de encontros existentes (de uma da ponte antiga), de modo a reduzir a sua altura e a facilitar a sua construção.

No âmbito da empreitada foram ainda executados os acessos ferroviários imediatos, numa extensão total de cerca de 1.0km.

A BETAR assumiu o papel de Projectista, Assessor Técnico do Dono de Obra e Fiscal+ da Obra da Ponte e dos acessos ferroviários.

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