Nova Ponte Ferroviária sobre o rio Secongene ao pk61+900 da Linha de Ressano Garcia
- Localização: Secongene, Moçambique
- Solução: Obras de Arte
- Tipo: Vias ferroviárias, Pontes ferroviárias
- Cliente: CFM-Caminhos de Ferro de Moçambique
- Âmbito: Projecto de Estruturas, Inspecção, Estudos Geotécnicos, de Drenagem, de Proteção de Cheias e Hidrológicos
- Projecto: 2020
- Construção: 2022-2023
- Fotografia: Francisco Romão
- Construtor: CRBC- China Road and Bridge Corporation
- Dimensão: Ponte: 68m de extensão, 28m de vão maior; Via Férrea: 908m de extensão
Nova Ponte Ferroviária sobre o rio Secongene ao pk61+900 da Linha de Ressano Garcia
- Localização: Secongene, Moçambique
- Solução: Obras de Arte
- Tipo: Vias ferroviárias, Pontes ferroviárias
- Cliente: CFM-Caminhos de Ferro de Moçambique
- Âmbito: Projecto de Estruturas, Inspecção, Estudos Geotécnicos, de Drenagem, de Proteção de Cheias e Hidrológicos
- Projecto: 2020
- Construção: 2022-2023
- Fotografia: Francisco Romão
- Construtor: CRBC- China Road and Bridge Corporation
- Dimensão: Ponte: 68m de extensão, 28m de vão maior; Via Férrea: 908m de extensão
No âmbito do Programa de melhoramentos e duplicação da Linha de Ressano Garcia, os CFM (Dono de Obra) decidiram substituir a Ponte Ferroviária sobre o Rio Secongene ao quilómetro 61+900.
Por constrangimentos decorrentes da condição da ponte original e da necessidade de se manter o tráfego ferroviário durante toda a obra, foi decidido construir uma nova Ponte a sul da obra existente (aprox. 15m a eixo). A nova Ponte permite acomodar uma via dupla balastrada, e apresenta um tabuleiro contínuo (em secção mista) com 68m de extensão entre eixos dos encontros, subdividido em 3 tramos com a seguinte modelação: 20m+28m+20m.
A superestrutura é do tipo mista aço-betão, em que o tabuleiro é composto por uma laje em betão armado com 10.80m de largura total (executado com apoio de pré-lajes), assente sobre três vigas metálicas de alma cheia com altura constante igual a 1600mm.
Cada apoio intermédio do tabuleiro (2 Pilares) é materializado por um único pilar de secção transversal composta por um rectângulo com 8.00x1.50m2 e por dois semi-circulos com fi1.50m, sendo fundados indirectamente por estacas.
Por sua vez, os novos encontros foram executados no tardoz de encontros existentes (de uma da ponte antiga), de modo a reduzir a sua altura e a facilitar a sua construção.
No âmbito da empreitada foram ainda executados os acessos ferroviários imediatos, numa extensão total de cerca de 1.0km.
A BETAR assumiu o papel de Projectista, Assessor Técnico do Dono de Obra e Fiscal+ da Obra da Ponte e dos acessos ferroviários.