Nova ponte ferroviária sobre o rio Shire
- Localização: Distrito de Balaka, Malawi
- Solução: Obras de Arte, Infraestruturas e Transportes
- Tipo: Pontes ferroviárias, Gestão e Fiscalização, Vias rodoviárias e ferroviárias, Gestão e fiscalização
- Promotor: Central East African Railways - CEAR
- Cliente: Central East African Railways - CEAR
- Âmbito: Projecto de Estruturas, Traçado Ferroviário, Inspecção de estrutura existente, Estudos Geotécnicos, de Drenagem, de Proteção de cheias e Hidrológicos, fiscalização dos trabalhos para construção da ponte e da via-férrea
- Área: 1 031m2 de tabuleiro
- Projecto: 2017/2018
- Construção: 2018/2021
- Fotografia: Mota-Engil Africa
- Construtor: Mota-Engil Africa
- Dimensão: 165m de extensão, 65m vão central máximo
- Ver no Google Maps
Nova ponte ferroviária sobre o rio Shire
- Localização: Distrito de Balaka, Malawi
- Solução: Obras de Arte, Infraestruturas e Transportes
- Tipo: Pontes ferroviárias, Gestão e Fiscalização, Vias rodoviárias e ferroviárias, Gestão e fiscalização
- Promotor: Central East African Railways - CEAR
- Cliente: Central East African Railways - CEAR
- Âmbito: Projecto de Estruturas, Traçado Ferroviário, Inspecção de estrutura existente, Estudos Geotécnicos, de Drenagem, de Proteção de cheias e Hidrológicos, fiscalização dos trabalhos para construção da ponte e da via-férrea
- Área: 1 031m2 de tabuleiro
- Projecto: 2017/2018
- Construção: 2018/2021
- Fotografia: Mota-Engil Africa
- Construtor: Mota-Engil Africa
- Dimensão: 165m de extensão, 65m vão central máximo
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A Nova Ponte ferroviária sobre o Rio Shire está integrada na Linha Limbe/ Mchinji, que estabelece a ligação férrea de Limbe à fronteira com a Zâmbia,
A intervenção teve como objectivo a reposição das condições de segurança da travessia ferroviária sobre o Rio. A antiga ponte treliçada apresentava diversas situações críticas em resultado da falta de manutenção e embates sucessivos em elementos metálicos, ao longo dos anos, que comprometiam a segurança ao nível estrutural, para além de apresentar uma capacidade de carga insuficiente para a modernização pretendida para a linha ferroviária. A reparação e o reforço estrutural seriam muito onerosos.
A nova ponte foi projectada com 165m de extensão repartidos por 3 vãos de 50m+65m+60m. O tabuleiro tem secção estrutural composta aço-betão com 2 vigas metálicas de alma cheia e laje de betão armado colaborante.
Esta obra, de via simples, é balastrada e foi dimensionada para suportar composições com 21 ton/eixo.
O tabuleiro foi construído pelo método de lançamento incremental. A laje foi construída com painéis pré-fabricados.
Com a construção desta obra foram construídos cerca de 1000m de via ferroviária para ligação à linha existente. Este projecto incluiu ainda a reformulação do cais da estação Shire North onde a linha ferroviária se torna dupla.