Via rápida Maputo/ KaTembe/ Ponta do Ouro

  • Localização: Maputo, Moçambique
  • Solução: Obras de Arte, Geotecnia, Infraestruturas e Transportes
  • Tipo: Pontes rodoviárias, Ensaios, prospecção e estudos, Vias rodoviárias e ferroviárias
  • Promotor: Município de Maputo
  • Cliente: Empresa de Desenvolvimento de Maputo Sul
  • Âmbito: Vias rápidas e estruturas; estudos: geotécnicos, ambientais, hidráulicos, de erosão e de zonas inundáveis, tráfego e de rentabilidade económica; planos de reassentamento
  • Projecto: 2011/2014
  • Construção: 2014/2018
  • Construtor: CRBC
  • Dimensão: 192km (109km + 63km)
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Via rápida Maputo/ KaTembe/ Ponta do Ouro

  • Localização: Maputo, Moçambique
  • Solução: Obras de Arte, Geotecnia, Infraestruturas e Transportes
  • Tipo: Pontes rodoviárias, Ensaios, prospecção e estudos, Vias rodoviárias e ferroviárias
  • Promotor: Município de Maputo
  • Cliente: Empresa de Desenvolvimento de Maputo Sul
  • Âmbito: Vias rápidas e estruturas; estudos: geotécnicos, ambientais, hidráulicos, de erosão e de zonas inundáveis, tráfego e de rentabilidade económica; planos de reassentamento
  • Projecto: 2011/2014
  • Construção: 2014/2018
  • Construtor: CRBC
  • Dimensão: 192km (109km + 63km)
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A via rápida Maputo/ KaTembe/ Ponta do Ouro e o troço Bela Vista/ Boane totaliza 192km de extensão, repartidos por 109km e 63km respectivamente.

A sua execução surgiu da oportunidade de construção da ponte Maputo/ KaTembe, infra-estrutura há muito desejada e essencial ao desenvolvimento da margem Sul de Maputo e da Província Sul de Moçambique. Esta região apresenta um grande potencial turístico em exploração.

A nova via rápida encurtou o tempo total de percurso para apenas 1hora e permite o acesso ao Parque Natural da Reserva dos Elefantes, às praias idílicas do Índico como a Ponta do Ouro, quase na fronteira com a África do Sul, e o acesso a povoações que permaneciam esquecidas no interior, como Porto Henrique.

O projecto da via rápida envolveu também o projecto de diversas pontes no cruzamento de linhas de águas de maior dimensão.

No troço inicial a via rápida caracteriza-se por ter perfil transversal de auto-estrada com 2x2 vias de 3.50m de largura e bermas amplas. Foi executada com pavimento betuminoso em toda a sua extensão.

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