Substituição da Ponte ao pk74+100 da Linha de Ressano Garcia
- Localização: Guaza, Moçambique
- Solução: Obras de Arte
- Tipo: Pontes ferroviárias
- Promotor: CFM – Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique
- Cliente: CFM – Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique
- Âmbito: Projecto de Estruturas, Inspecção, Estudos Geotécnicos, de Drenagem, de Proteção de Cheias e Hidrológicos
- Projecto: 2013
- Construção: 2014
- Construtor: Teixeira Duarte
- Dimensão: 45m de extensão, vão máximo 14m
- Ver no Google Maps
Substituição da Ponte ao pk74+100 da Linha de Ressano Garcia
- Localização: Guaza, Moçambique
- Solução: Obras de Arte
- Tipo: Pontes ferroviárias
- Promotor: CFM – Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique
- Cliente: CFM – Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique
- Âmbito: Projecto de Estruturas, Inspecção, Estudos Geotécnicos, de Drenagem, de Proteção de Cheias e Hidrológicos
- Projecto: 2013
- Construção: 2014
- Construtor: Teixeira Duarte
- Dimensão: 45m de extensão, vão máximo 14m
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A linha de Ressano Garcia propicia a comunicação entre Moçambique e a África do Sul. É uma linha utilizada para tráfego ferroviário pesado, para transporte de mercadorias (minério e cereais) e tráfego de passageiros. Permite o fornecimento de serviços aos países interiores (“hinerland”), exportadores e com necessidade de transporte rápido e acesso a portos de tráfego internacionais para difusão de produtos nos mercados estrangeiros. Este corredor ferroviário controla o fluxo ininterrupto de mercadorias da zona de influência Agro-Industrial a sul do Save sendo, portanto, de essencial importância.
A ponte existente foi substituída por um tabuleiro metálico bi-viga, composto por 3 tramos simplesmente apoiados com cerca de 14.25m de vão. Cada tabuleiro é composto por um sistema de grelha constituído por duas vigas principais de alma cheia com 1.35m de altura, por carlingas transversais afastadas de 3.0m e por duas longarinas centrais que recebem todo o sistema de via.
Os tabuleiros são apoiados em encontros no tipo aparente em betão armado, que foram construídos na frente dos encontros da obra existente.