Subconcessão Litoral Oeste

  • Localização: Distrito de Leiria, Portugal
  • Solução: Obras de Arte, Geotecnia
  • Tipo: Pontes rodoviárias, Ensaios, prospecção e estudos
  • Promotor: AELO (BRISA)
  • Cliente: LOC Litoral Oeste Construtores, ACE
  • Âmbito: Projecto de Estruturas, Estudos Geotécnico, Hidráulico e de Drenagem
  • Projecto: 2008/2011
  • Construção: 2011/2013
  • Fotografia: LOC Litoral Oeste Construtores, ACE
  • Construtor: LOC Litoral Oeste Construtores, ACE
  • Dimensão: Viaduto sobre o rio Lis: 814m de extensão, 39.50m vão máx
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Subconcessão Litoral Oeste

  • Localização: Distrito de Leiria, Portugal
  • Solução: Obras de Arte, Geotecnia
  • Tipo: Pontes rodoviárias, Ensaios, prospecção e estudos
  • Promotor: AELO (BRISA)
  • Cliente: LOC Litoral Oeste Construtores, ACE
  • Âmbito: Projecto de Estruturas, Estudos Geotécnico, Hidráulico e de Drenagem
  • Projecto: 2008/2011
  • Construção: 2011/2013
  • Fotografia: LOC Litoral Oeste Construtores, ACE
  • Construtor: LOC Litoral Oeste Construtores, ACE
  • Dimensão: Viaduto sobre o rio Lis: 814m de extensão, 39.50m vão máx
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A subconcessão Litoral Oeste engloba 102km de auto-estradas e estabelece a ligação da A1, A17 e A8. Impõe-se como um itinerário turístico com ligação à Batalha, ao Convento de Cristo em Tomar, à Praia da Nazaré e ao Santuário de Fátima, entre outros.

A BETAR projectou 13 Obras de Arte Especiais rodoviárias com diversas tipologias construtivas de betão armado pré-esforçado, extensões e vãos.

Destaca-se o viaduto sobre o rio Lis (IC36), com 814m e vão máximo de 39.5m, realizado com vigas “I” pré-fabricadas e pré-esforçadas com pós-tensão, e o viaduto sobre rio Lena (IC9), com 281m de extensão e 33m de vão máximo, realizado com vigas “U” pré-fabricadas e pré-esforçadas com pré-tensão.

Os elementos pré-fabricados - vigas, capitéis e pré-lajes - foram colocados com meios de elevação. A laje da plataforma foi posteriormente betonada in situ. Os pilares variam quanto à sua geometria, com secção maciça ou vazada, fundados em sapatas ou em estacas.

Em geral, os viadutos são geminados. Cada plataforma comporta uma faixa de rodagem para cada sentido de tráfego com duas vias de 3.50m e amplas bermas, que possibilitam o eventual alargamento no futuro. Existem passeios técnicos no lado exterior das plataformas. O separador central é realizado com GBA.

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