Ponte de Tembe, Moçambique

  • Localização: Distrito de Boane, Maputo, Moçambique
  • Solução: Obras de Arte, Geotecnia, Infraestruturas e Transportes
  • Tipo: Pontes ferroviárias, Ensaios, prospecção e estudos, Projectos geotécnicos, Vias rodoviárias e ferroviárias, Gestão e fiscalização
  • Cliente: CFM – Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, E.P.
  • Âmbito: Inspecção de estrutura existente, Traçado Ferroviário, Estudos Geotécnicos, Drenagem, Fiscalização dos trabalhos de construção da ponte e da via-férrea
  • Área: 1037m2 de tabuleiro
  • Projecto: 2021-2022
  • Construção: 2022-2023
  • Fotografia: Francisco Romão
  • Construtor: MOTA-ENGIL ÁFRICA
  • Dimensão: 170m de extensão, 20m vão máximo

Ponte de Tembe, Moçambique

  • Localização: Distrito de Boane, Maputo, Moçambique
  • Solução: Obras de Arte, Geotecnia, Infraestruturas e Transportes
  • Tipo: Pontes ferroviárias, Ensaios, prospecção e estudos, Projectos geotécnicos, Vias rodoviárias e ferroviárias, Gestão e fiscalização
  • Cliente: CFM – Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, E.P.
  • Âmbito: Inspecção de estrutura existente, Traçado Ferroviário, Estudos Geotécnicos, Drenagem, Fiscalização dos trabalhos de construção da ponte e da via-férrea
  • Área: 1037m2 de tabuleiro
  • Projecto: 2021-2022
  • Construção: 2022-2023
  • Fotografia: Francisco Romão
  • Construtor: MOTA-ENGIL ÁFRICA
  • Dimensão: 170m de extensão, 20m vão máximo

A Ponte ferroviária sobre o Rio Tembe, localiza-se no Ramal de Salamanga, sendo uma ramificação da linha de Goba, ligando Boane e Salamanga no Sul de Moçambique.

Trata-se de uma nova Ponte, construída a montante e paralelamente à ponte original que possuía patologias graves e um avançado estado de degradação, o que justificou a opção pela sua substituição integral.

A obra possuí um tabuleiro em secção mista, tendo sido executada por “lançamento incremental” da estrutura metálica, a partir da margem esquerda. Em termos de modelação, possuí 9 vãos (vãos extremos de 15m e vãos centrais de 20m cada) totalizando uma extensão de ponte de 170.0m. A Ponte acomoda uma via simples, balastrada.

A Empreitada incluiu ainda a execução do restabelecimento ferroviário, para ligação da linha existente à nova Ponte, numa extensão total de cerca de 1.000m. Devido ao cenário geotécnico muito desfavorável, e face à grandeza dos assentamentos diferidos previstos, foram adoptadas medidas de pré-carga para acelerar o processo de consolidação.

A MZBETAR assumiu a Fiscalização da Obra e a Assessoria Técnica ao Dono de Obra, tendo ainda assumido o Projecto do restabelecimento ferroviário e tratamento de fundações.

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