Ponte de Tembe, Moçambique
- Localização: Distrito de Boane, Maputo, Moçambique
- Solução: Obras de Arte, Geotecnia, Infraestruturas e Transportes
- Tipo: Pontes ferroviárias, Ensaios, prospecção e estudos, Projectos geotécnicos, Vias rodoviárias e ferroviárias, Gestão e fiscalização
- Cliente: CFM – Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, E.P.
- Âmbito: Inspecção de estrutura existente, Traçado Ferroviário, Estudos Geotécnicos, Drenagem, Fiscalização dos trabalhos de construção da ponte e da via-férrea
- Área: 1037m2 de tabuleiro
- Projecto: 2021-2022
- Construção: 2022-2023
- Fotografia: Francisco Romão
- Construtor: MOTA-ENGIL ÁFRICA
- Dimensão: 170m de extensão, 20m vão máximo
Ponte de Tembe, Moçambique
- Localização: Distrito de Boane, Maputo, Moçambique
- Solução: Obras de Arte, Geotecnia, Infraestruturas e Transportes
- Tipo: Pontes ferroviárias, Ensaios, prospecção e estudos, Projectos geotécnicos, Vias rodoviárias e ferroviárias, Gestão e fiscalização
- Cliente: CFM – Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, E.P.
- Âmbito: Inspecção de estrutura existente, Traçado Ferroviário, Estudos Geotécnicos, Drenagem, Fiscalização dos trabalhos de construção da ponte e da via-férrea
- Área: 1037m2 de tabuleiro
- Projecto: 2021-2022
- Construção: 2022-2023
- Fotografia: Francisco Romão
- Construtor: MOTA-ENGIL ÁFRICA
- Dimensão: 170m de extensão, 20m vão máximo
A Ponte ferroviária sobre o Rio Tembe, localiza-se no Ramal de Salamanga, sendo uma ramificação da linha de Goba, ligando Boane e Salamanga no Sul de Moçambique.
Trata-se de uma nova Ponte, construída a montante e paralelamente à ponte original que possuía patologias graves e um avançado estado de degradação, o que justificou a opção pela sua substituição integral.
A obra possuí um tabuleiro em secção mista, tendo sido executada por “lançamento incremental” da estrutura metálica, a partir da margem esquerda. Em termos de modelação, possuí 9 vãos (vãos extremos de 15m e vãos centrais de 20m cada) totalizando uma extensão de ponte de 170.0m. A Ponte acomoda uma via simples, balastrada.
A Empreitada incluiu ainda a execução do restabelecimento ferroviário, para ligação da linha existente à nova Ponte, numa extensão total de cerca de 1.000m. Devido ao cenário geotécnico muito desfavorável, e face à grandeza dos assentamentos diferidos previstos, foram adoptadas medidas de pré-carga para acelerar o processo de consolidação.
A MZBETAR assumiu a Fiscalização da Obra e a Assessoria Técnica ao Dono de Obra, tendo ainda assumido o Projecto do restabelecimento ferroviário e tratamento de fundações.