Ponte Metálica de Belver sobre o Rio Tejo

  • Localização: Belver, Santarém, Portugal
  • Solução: Obras de Arte, Gestão de Activos
  • Tipo: Pontes rodoviárias, Reabilitação
  • Promotor: Infraestruturas de Portugal SA (ex Estradas de Portugal, EPE)
  • Cliente: Infraestruturas de Portugal SA (ex Estradas de Portugal, EPE)
  • Âmbito: Projecto de Reforço e Reabilitação, Inspecção, Avaliação de Segurança, Levantamento de Pormenor, Mapeamento de Anomalias e Ensaios aos Materiais
  • Projecto: 2010/ 2011
  • Construção: 2016/ 2017
  • Fotografia: Eng.º Carlos Sousa (Infraestruturas de Portugal) / Eng. Manuel Almeida (Betar Consultores)
  • Construtor: DST S.A. – Engenharia e Construção
  • Dimensão: 180 m de extensão, 50m vão máximo
  • Ver no Google Maps

Ponte Metálica de Belver sobre o Rio Tejo

  • Localização: Belver, Santarém, Portugal
  • Solução: Obras de Arte, Gestão de Activos
  • Tipo: Pontes rodoviárias, Reabilitação
  • Promotor: Infraestruturas de Portugal SA (ex Estradas de Portugal, EPE)
  • Cliente: Infraestruturas de Portugal SA (ex Estradas de Portugal, EPE)
  • Âmbito: Projecto de Reforço e Reabilitação, Inspecção, Avaliação de Segurança, Levantamento de Pormenor, Mapeamento de Anomalias e Ensaios aos Materiais
  • Projecto: 2010/ 2011
  • Construção: 2016/ 2017
  • Fotografia: Eng.º Carlos Sousa (Infraestruturas de Portugal) / Eng. Manuel Almeida (Betar Consultores)
  • Construtor: DST S.A. – Engenharia e Construção
  • Dimensão: 180 m de extensão, 50m vão máximo
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A ponte liga as duas margens do Rio Tejo numa extensão total de 180m, caracterizada por um caixão metálico em treliça com tabuleiro superior.

A obra de arte é formada por 4 tramos em estrutura contínua com vãos de extremidade de 40m e interiores de 50m, apoiada em pilares e encontros em cantaria de pedra.

Os serviços executados consistiram na realização de um levantamento de pormenor, realização de inspecção especial e inspecção subaquática, e por fim, a elaboração do projecto de reabilitação e reforço da ponte.

A intervenção na estrutura metálica foi realizada ao nível da grelha de apoio da laje de betão armado e foi ainda reforçada a superstrutura com pré-esforço exterior.

A obra foi reforçada para a acção sísmica através da colocação de armadura em toda a altura dos pilares e selada na fundação (granitos) e ainda pela colocação de aparelhos de apoio HDRB, para repartir as forças sísmicas por todos os pilares.

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