Ponte Sobre o Rio Licungo na Estrada N324

  • Localização: Província da Zambézia, Moçambique
  • Solução: Obras de Arte, Infraestruturas e Transportes
  • Tipo: Pontes rodoviárias, Gestão e Fiscalização, Vias rodoviárias e ferroviárias, Gestão e fiscalização
  • Promotor: Administração Nacional de Estradas - ANE
  • Cliente: Administração Nacional de Estradas - ANE
  • Âmbito: Validação de Projecto de Estruturas e de Vias, Fiscalização de obra
  • Área: Pontes: 7068 m2 (930m x 7.6m), Vias: 8193 m2 (1078m x 7.6m) (1x2)
  • Projecto: 2020
  • Construção: 2020/2021
  • Construtor: China Road and Bridge Corporation - CRBC
  • Dimensão: 2 pontes: 108m e 822.39m, no total com 930.39m, vãos correntes de 12m; vias de acesso 1.08km
  • Ver no Google Maps

Ponte Sobre o Rio Licungo na Estrada N324

  • Localização: Província da Zambézia, Moçambique
  • Solução: Obras de Arte, Infraestruturas e Transportes
  • Tipo: Pontes rodoviárias, Gestão e Fiscalização, Vias rodoviárias e ferroviárias, Gestão e fiscalização
  • Promotor: Administração Nacional de Estradas - ANE
  • Cliente: Administração Nacional de Estradas - ANE
  • Âmbito: Validação de Projecto de Estruturas e de Vias, Fiscalização de obra
  • Área: Pontes: 7068 m2 (930m x 7.6m), Vias: 8193 m2 (1078m x 7.6m) (1x2)
  • Projecto: 2020
  • Construção: 2020/2021
  • Construtor: China Road and Bridge Corporation - CRBC
  • Dimensão: 2 pontes: 108m e 822.39m, no total com 930.39m, vãos correntes de 12m; vias de acesso 1.08km
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Este projecto pretende restabelecer a ligação rodoviária entre as duas margens do Rio Licungo ao longo da estrada N324, entre os Distritos de Namacurra (Malei) e Maganja da Costa, numa extensão de 2.0 km. O projecto localiza-se a cerca de 2.5m para Este da estrada N1.

Durante as cheias de 2015 o rio destruiu parcialmente as pontes que existiam neste local, bem como os aterros da estrada, deixando a população que dependia desta ligação rodoviária sem alternativa fiável e segura, e obrigando-a à utilização de embarcações artesanais.

Neste contexto, o Governo decidiu pela construção de uma nova infrastrutura rodoviária numa extensão total com cerca de 2.0km, composta por duas pontes metálicas (de comprimento 108m e 822.39m, respectivamente) do tipo Bailey e 7.6m de largura, interligadas por uma secção de aterro, também com 7.6m de largura, e que funcionará como um dique-fusível na ocorrência de inundações de grande magnitude.

As pontes metálicas são compostas por vãos correntes de 12m e vãos de 6m nas zonas adjacentes a juntas de dilatação. As vigas bailey suportam as lajes pré-fabricadas de betão que por sua vez servem de plataforma rodoviária. A ponte possui ainda passeios para comodidade e segurança dos utentes. A infrastrutura das pontes foi conseguida por via da utilização de Pilares-Estaca do tipo tubo metálico (diâmetro 0.63m), os quais foram parcialmente preenchidos com betão armado.

Para além das Pontes, o Projecto incluiu a construção de novas vias rodoviárias de acesso terraplenadas e com revestimento superficial duplo (RSD) com extensões compreendidas entre 315.53m a Oeste, 229.31m entre as pontes e 533m a Este.

Os taludes dos encontros foram protegidos com pedra argamassada e ao longo de toda a área de intervenção foi adoptada sinalização horizontal e vertical e guardas de segurança.

A BETAR realizou a Fiscalização da Obra, apoiando ainda o Dono-de-obra na revisão e validação do Projecto (realizado pelo Empreiteiro atendendo ao tipo de contrato), e contribuindo na definição e melhoramento das diversas soluções implementadas.

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