Desnivelamento do Cruzamento na Area 18, Lilongwe
- Localização: Area 18, Lilongwe, Malawi
- Solução: Obras de Arte, Infraestruturas e Transportes
- Tipo: Pontes rodoviárias, Vias rodoviárias e ferroviárias
- Promotor: Autoridade Rodoviária do Malawi
- Cliente: Mota Engil - Africa
- Âmbito: Projecto de Estruturas, Traçado Rodoviário, Estudos Geotécnico, de Tráfego e Hidrológico, Projetos de Terraplenagem, Pavimentação, Drenagem, Sinalização e Segurança
- Projecto: 2019
- Construção: 2020
- Fotografia: Mota Engil - Africa
- Construtor: Mota Engil - Africa
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Desnivelamento do Cruzamento na Area 18, Lilongwe
- Localização: Area 18, Lilongwe, Malawi
- Solução: Obras de Arte, Infraestruturas e Transportes
- Tipo: Pontes rodoviárias, Vias rodoviárias e ferroviárias
- Promotor: Autoridade Rodoviária do Malawi
- Cliente: Mota Engil - Africa
- Âmbito: Projecto de Estruturas, Traçado Rodoviário, Estudos Geotécnico, de Tráfego e Hidrológico, Projetos de Terraplenagem, Pavimentação, Drenagem, Sinalização e Segurança
- Projecto: 2019
- Construção: 2020
- Fotografia: Mota Engil - Africa
- Construtor: Mota Engil - Africa
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O cruzamento (em rotunda) entre a estrada M1 e a Av. Presidential Way, na AREA 18 de Lilongwe, revelava-se como um dos mais sobrecarregados da capital do Malawi, possuindo um baixo nível de serviço e mostrando-se incapaz de acompanhar o desenvolvimento da cidade.
Este nó viário futuramente servirá, ainda, como ponto de distribuição do tráfego regional de e para Norte, em especial de pesados, e servirá de ligação a uma via circular que permitirá contornar o centro da cidade.
Neste contexto, o Governo decidiu avançar com a construção de uma solução desnivelada de cruzamento, de grande capacidade, com preferência declarada para uma solução em “Trevo”.
A orografia do local, a inclinação do terreno e o facto de se localizar em área urbana com ocupação lateral, condicionou de forma crítica o dimensionamento da solução. Foi por isso necessário realizar micro-simulações em software apropriado, permitindo comparar diversas alternativas e ajustar os parâmetros geométricos das soluções de desnivelamento, selecionando aquela que se revelava preferível atendendo às condicionantes do local.
A solução em “Trevo” é composta por rampas e loops que permitem o movimento em todas as direcções sem movimentações conflituantes entre os veículos.
Para materializar o desnivelamento entre as vias principais, foi projectado um viaduto de 2 vãos de 20.60m, perfazendo uma extensão total 41.20m. O tabuleiro é constituído por vigas pré-fabricadas justapostas.