Ponte em Caia sobre o rio Zambeze
- Localização: Caia, Província da Zambézia, Moçambique
- Solução: Obras de Arte, Geotecnia, Infraestruturas e Transportes
- Tipo: Pontes rodoviárias, Ensaios, prospecção e estudos, Vias rodoviárias e ferroviárias
- Promotor: ANE - Administração Nacional de Estradas de Moçambique
- Cliente: MOTA-ENGIL / SOARES DA COSTA grupo construtor
- Âmbito: Projecto de Estruturas e de Traçado Rodoviário, Estudos de Capacidade Geotécnica, Hidrológicos e de Drenagem
- Área: 765 000 m2 de tabuleiro
- Projecto: 2005/2007
- Construção: 2007/2009
- Fotografia: Filipe Branquinho
- Construtor: MOTA-ENGIL / SOARES DA COSTA grupo construtor
- Dimensão: 2 376m de extensão, 137.5m vão central máximo, 2km via rápida
- Ver no Google Maps
Ponte em Caia sobre o rio Zambeze
- Localização: Caia, Província da Zambézia, Moçambique
- Solução: Obras de Arte, Geotecnia, Infraestruturas e Transportes
- Tipo: Pontes rodoviárias, Ensaios, prospecção e estudos, Vias rodoviárias e ferroviárias
- Promotor: ANE - Administração Nacional de Estradas de Moçambique
- Cliente: MOTA-ENGIL / SOARES DA COSTA grupo construtor
- Âmbito: Projecto de Estruturas e de Traçado Rodoviário, Estudos de Capacidade Geotécnica, Hidrológicos e de Drenagem
- Área: 765 000 m2 de tabuleiro
- Projecto: 2005/2007
- Construção: 2007/2009
- Fotografia: Filipe Branquinho
- Construtor: MOTA-ENGIL / SOARES DA COSTA grupo construtor
- Dimensão: 2 376m de extensão, 137.5m vão central máximo, 2km via rápida
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A ponte sobre o rio Zambeze, em Caia, foi um projecto iniciado em 1977 mas que foi suspenso em 1981, devido à guerra civil que despoletou no período pós-independência.
Este importante projecto permite a ligação Norte/Sul do País que é atravessado e dividido pelo Zambeze. A ponte está integrada na estrada N1 e liga a província de Sofala (a Sul) com a província da Zambézia (a Norte). A travessia estende-se ao longo de 2376m, subdivididos em 2 corpos estruturais distintos: a ponte principal (710m) e os viadutos de acesso (546m e 2x560m). O projecto incluiu, ainda, a construção de 2km de via rápida para acesso rodoviário, e a reabilitação de um troço de 5km ao longo da estrada N1.
A ponte foi construída pelo método de avanços sucessivos e os viadutos de acesso por viga de lançamento. Durante a construção, a frente de trabalhos e o estaleiro sofreram a acção devastadora das cheias de 2007 e de 2008.
O tabuleiro consiste num caixão unicelular de betão armado pré-esforçado com almas inclinadas e altura variável. Os viadutos de acesso têm secção constante, também em caixão unicelular. A plataforma comporta a faixa de rodagem para duas vias de tráfego rodoviário e bermas amplas, prevendo a sua utilização no futuro.