Reabilitação da Ponte de Tirantes sobre o Rio Arade

  • Localização: Portimão / Algarve / Portugal
  • Solução: Obras de Arte, Gestão de Activos
  • Tipo: Pontes rodoviárias, Reabilitação
  • Promotor: Infraestruturas de Portugal SA (ex Estradas de Portugal, EPE)
  • Cliente: ALGARVE LITORAL
  • Âmbito: Projecto de Reabilitação, Inspeção, Estudos Geotécnicos, de Drenagem e Hidrológicos
  • Projecto: 2012
  • Construção: 2020
  • Construtor: CONDURIL ENGENHARIA S.A.
  • Dimensão: 470 m de extensão, 256m vão máximo
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Reabilitação da Ponte de Tirantes sobre o Rio Arade

  • Localização: Portimão / Algarve / Portugal
  • Solução: Obras de Arte, Gestão de Activos
  • Tipo: Pontes rodoviárias, Reabilitação
  • Promotor: Infraestruturas de Portugal SA (ex Estradas de Portugal, EPE)
  • Cliente: ALGARVE LITORAL
  • Âmbito: Projecto de Reabilitação, Inspeção, Estudos Geotécnicos, de Drenagem e Hidrológicos
  • Projecto: 2012
  • Construção: 2020
  • Construtor: CONDURIL ENGENHARIA S.A.
  • Dimensão: 470 m de extensão, 256m vão máximo
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A Ponte sobre o Rio Arade consiste numa ponte de tirantes com três tramos, o central com 256,00 m e os dois extremos com 107,00 m.

A obra encontra-se num ambiente marítimo, exposta a agentes químicos de elevada agressividade, que provocaram a acelerada degradação da obra de arte. Em geral a obra apresentava numerosos casos de corrosão das armaduras e destacamento superficial do betão. Os tirantes apresentavam vários cordões com as bainhas danificadas, sendo que os mais longos tinham problemas evidentes de vibração.

As medidas implementadas de reabilitação da obra consistiram na reparação do betão ao abrigo da norma EN1504. Os cordões dos tirantes com anomalias foram substituídos, tendo sido colocadas bainhas e amortecedores nos tirantes mais longos.

O tabuleiro da ponte consiste num caixão unicelular de betão armado pré-esforçado com almas inclinadas e altura variável. Os viadutos de acesso têm secção constante, também em caixão unicelular. A plataforma comporta a faixa de rodagem para duas vias de tráfego rodoviário e bermas e passeios amplos, prevendo a sua utilização no futuro.

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