Ponte do Soyo sobre o canal Cadal
- Localização: Soyo, Angola
- Solução: Obras de Arte, Geotecnia
- Tipo: Pontes rodoviárias, Ensaios, prospecção e estudos, Projectos geotécnicos
- Promotor: ALNG - Angola liquified Natural Gas
- Cliente: Mota-Engil Africa
- Âmbito: Projecto de Estruturas, Traçado Rodoviário, Estudos Geotécnico, Hidráulico e de Drenagem e Projecto Geotécnico das Ensecadeiras Provisórias
- Área: 5 250m2 de tabuleiro
- Projecto: 2010/2012
- Construção: 2013/2015
- Fotografia: Mota-Engil Africa
- Construtor: Mota-Engil Africa
- Dimensão: 525m de extensão, 22m vão máximo
- Ver no Google Maps
Ponte do Soyo sobre o canal Cadal
- Localização: Soyo, Angola
- Solução: Obras de Arte, Geotecnia
- Tipo: Pontes rodoviárias, Ensaios, prospecção e estudos, Projectos geotécnicos
- Promotor: ALNG - Angola liquified Natural Gas
- Cliente: Mota-Engil Africa
- Âmbito: Projecto de Estruturas, Traçado Rodoviário, Estudos Geotécnico, Hidráulico e de Drenagem e Projecto Geotécnico das Ensecadeiras Provisórias
- Área: 5 250m2 de tabuleiro
- Projecto: 2010/2012
- Construção: 2013/2015
- Fotografia: Mota-Engil Africa
- Construtor: Mota-Engil Africa
- Dimensão: 525m de extensão, 22m vão máximo
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A Ponte sobre o Canal Cadal, no Soyo em Angola, é parte integrante do projecto designado por “Cadal Channel Bridge and associated Roads”, que permite um acesso alternativo à Base do Kwanda, da ALNG. A base localiza-se na margem norte do canal e a nova via rápida permite contornar a cidade do Soyo. Esta nova via liga, ainda, à Estrada de Quintambe, mais a Sul.
A ponte tem uma extensão total de 525m, distribuídos pelos seguintes vãos: – 20.5m + 22x22.0m + 20.5m.
Devido aos constrangimentos construtivos existentes, maximizou-se o recurso à pré-fabricação. Desta forma, a solução do tabuleiro consiste em 4 vigas pré-fabricadas (em Portugal) de betão armado pré-esforçado com secção "I", com altura h=1.20m e pré-tensionadas com cordões aderentes. A laje do tabuleiro foi betonada in situ sobre pré-lajes. As vigas foram colocadas sobre capitéis que existem em cada alinhamento dos pilares. Os capitéis foram, também, realizados com recurso à pré-fabricação, através de uma casca de cofragem colaborante e posterior betonagem in situ.
As fundações são do tipo indirecto e foram realizadas em solução de pilar-estaca com 1.20m de diâmetro. A profundidade máxima alcançada pelas estacas foi de 42m e usou-se tubo moldador perdido.
A estrada de acesso à ponte tem cerca de 7200m de extensão total.