Substituição da Ponte sobre o rio Matola ao pk26+900 da Linha de Ressano Garcia

  • Localização: Maputo, Moçambique
  • Solução: Obras de Arte
  • Tipo: Pontes ferroviárias, Reabilitação
  • Promotor: CFM – Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique
  • Cliente: CFM – Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique
  • Âmbito: Projecto de Estruturas, Inspecção, Estudos Geotécnicos, de Drenagem, de Proteção de Cheias e Hidrológicos
  • Projecto: 2013
  • Construção: 2015
  • Construtor: Sinohydro
  • Dimensão: 85m de extensão, vão máximo 17m
  • Ver no Google Maps

Substituição da Ponte sobre o rio Matola ao pk26+900 da Linha de Ressano Garcia

  • Localização: Maputo, Moçambique
  • Solução: Obras de Arte
  • Tipo: Pontes ferroviárias, Reabilitação
  • Promotor: CFM – Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique
  • Cliente: CFM – Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique
  • Âmbito: Projecto de Estruturas, Inspecção, Estudos Geotécnicos, de Drenagem, de Proteção de Cheias e Hidrológicos
  • Projecto: 2013
  • Construção: 2015
  • Construtor: Sinohydro
  • Dimensão: 85m de extensão, vão máximo 17m
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A linha de Ressano Garcia propicia a comunicação entre Moçambique e a África do Sul. É uma linha utilizada para tráfego ferroviário pesado, para transporte de mercadorias (minério e cereais) e tráfego de passageiros. Permite o fornecimento de serviços aos países interiores (“hinerland”), exportadores e com necessidade de transporte rápido e acesso a portos de tráfego internacionais para difusão de produtos nos mercados estrangeiros. Este corredor ferroviário controla o fluxo ininterrupto de mercadorias da zona de influência Agro-Industrial a sul do Save sendo, portanto, de essencial importância.

A ponte existente foi substituída por um tabuleiro metálico bi-viga, composto por 5 tramos simplesmente apoiados com cerca de 17m de vão. Cada tabuleiro é composto por um sistema de grelha constituído por duas vigas principais de alma cheia com 1.35m de altura, por carlingas transversais afastadas de 3.0m e por duas longarinas centrais que recebem todo o sistema de via.

Os tabuleiros são apoiados em encontros no tipo aparente em betão armado, que foram construídos na frente dos encontros da obra existente.

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