Nova ponte ferroviária sobre o rio Umbeluzi

  • Localização: Boane, Moçambique
  • Solução: Obras de Arte, Infraestruturas e Transportes
  • Tipo: Pontes ferroviárias, Gestão e Fiscalização, Vias rodoviárias e ferroviárias, Gestão e fiscalização
  • Promotor: CFM – Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique
  • Cliente: CFM – Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique
  • Âmbito: Projecto de Estruturas e de Traçado Ferroviário, Inspecção de estruturas existentes, Estudos Geotécnicos, de Drenagem, de Proteção de Cheias e Hidrológicos, Fiscalização de trabalhos de construção de via-férrea e da ponte
  • Área: 2142m2
  • Projecto: 2015
  • Construção: 2015/ 2016
  • Fotografia: Mota-Engil Africa
  • Construtor: Mota-Engil Africa
  • Dimensão: 340m de extensão, 60m vão central máximo
  • Ver no Google Maps

Nova ponte ferroviária sobre o rio Umbeluzi

  • Localização: Boane, Moçambique
  • Solução: Obras de Arte, Infraestruturas e Transportes
  • Tipo: Pontes ferroviárias, Gestão e Fiscalização, Vias rodoviárias e ferroviárias, Gestão e fiscalização
  • Promotor: CFM – Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique
  • Cliente: CFM – Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique
  • Âmbito: Projecto de Estruturas e de Traçado Ferroviário, Inspecção de estruturas existentes, Estudos Geotécnicos, de Drenagem, de Proteção de Cheias e Hidrológicos, Fiscalização de trabalhos de construção de via-férrea e da ponte
  • Área: 2142m2
  • Projecto: 2015
  • Construção: 2015/ 2016
  • Fotografia: Mota-Engil Africa
  • Construtor: Mota-Engil Africa
  • Dimensão: 340m de extensão, 60m vão central máximo
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A Nova Ponte ferroviária sobre o Rio Umbeluzi está integrada na Linha de Goba, em Moçambique, que estabelece a ligação entre o porto de Maputo e a Suazilândia, em Boane. A intervenção teve como objectivo a reposição das condições de segurança da travessia ferroviária sobre o Rio Umbeluzi. A antiga ponte, atirantada, foi construída no final do séc. XIX e apresentava diversas patologias em resultado da falta de manutenção, sabotagens e de embates nos elementos metálicos que comprometiam a sua segurança estrutural.

Face à magnitude das intervenções necessárias para repor a segurança estrutural optou-se pela desactivação da ponte existente e a construção de uma nova travessia. A solução para a nova Ponte foi dimensionada para composições de 27 ton/eixo e bitola do Cabo.

A nova travessia ficou localizada 15m a jusante da ponte antiga e desenvolve-se ao longo de 340m subdividido em 4 vãos centrais de 60m e 2 vãos de extremidade com 50m. O tabuleiro é composto por uma solução mista aço-betão, com duas vigas de alma cheia (2.70m de altura) e painéis pré-fabricados e está apoiada em pilares de betão armado fundados sobre maciços de estacas.

De forma a cumprir os limites aos deslocamentos horizontais regulamentares do tabuleiro em fase de exploração, foram definidos aparelhos bloqueadores no encontro de Boane.

A montagem do tabuleiro foi realizada com recurso a lançamento incremental.

Associado a esta ponte, houve necessidade de realizar uma correcção do traçado da linha de Goba numa extensão cerca de 1500m.

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