Substituição da Ponte ao pk50+200 da Linha de Ressano Garcia

  • Localização: Moamba, Moçambique
  • Solução: Obras de Arte
  • Tipo: Pontes ferroviárias
  • Promotor: CFM – Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique
  • Cliente: CFM – Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique
  • Âmbito: Projecto de Estruturas, Inspecção, Estudos Geotécnicos, de Drenagem, de Protecção de Cheias e Hidrológicos
  • Projecto: 2020
  • Construção: 2021
  • Construtor: China Road and Bridge Corporation
  • Dimensão: 25m de extensão
  • Ver no Google Maps

Substituição da Ponte ao pk50+200 da Linha de Ressano Garcia

  • Localização: Moamba, Moçambique
  • Solução: Obras de Arte
  • Tipo: Pontes ferroviárias
  • Promotor: CFM – Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique
  • Cliente: CFM – Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique
  • Âmbito: Projecto de Estruturas, Inspecção, Estudos Geotécnicos, de Drenagem, de Protecção de Cheias e Hidrológicos
  • Projecto: 2020
  • Construção: 2021
  • Construtor: China Road and Bridge Corporation
  • Dimensão: 25m de extensão
  • Ver no Google Maps

A linha de Ressano Garcia propicia a comunicação entre Moçambique e a África do Sul. É uma linha utilizada para tráfego ferroviário pesado, para transporte de mercadorias (minério e cereais) e tráfego de passageiros. Permite o fornecimento de serviços aos países interiores (“hinerland”), exportadores e com necessidade de transporte rápido e acesso a portos de tráfego internacionais para difusão de produtos nos mercados estrangeiros. Este corredor ferroviário controla o fluxo ininterrupto de mercadorias da zona de influência Agro-Industrial a sul do Save sendo, portanto, de essencial importância.

A ponte existente foi substituída por dois tabuleiros metálicos paralelos simplesmente apoiados, um para cada via ferroviária, com um vão único de 20.40m. Cada tabuleiro é composto por um sistema de grelha constituído por duas vigas principais de alma cheia com 1.35m de altura, por carlingas transversais afastadas de 3.40m e por duas longarinas centrais que recebem todo o sistema de via.

Os tabuleiros são apoiados em encontros no tipo aparente em betão armado, que foram construídos na frente dos encontros da obra existente.

Outros projectos

Ponte ferroviária de D. Ana sobre o rio Zambeze

Ponte ferroviária de D. Ana sobre o rio Zambeze

Ver mais
Ponte Kassuende em Tete sobre o rio Zambeze

Ponte Kassuende em Tete sobre o rio Zambeze

Ver mais
Ponte pedonal sobre o rio Sizandro em Torres Vedras

Ponte pedonal sobre o rio Sizandro em Torres Vedras

Ver mais
Nova Ponte Ferroviária sobre o rio Secongene ao pk61+900 da Linha de Ressano Garcia

Nova Ponte Ferroviária sobre o rio Secongene ao pk61+900 da Linha de Ressano Garcia

Ver mais
Ponte pedonal na Guarda

Ponte pedonal na Guarda

Ver mais
Reabilitação e Reconversão da Ponte da Portela sobre o Rio Mondego

Reabilitação e Reconversão da Ponte da Portela sobre o Rio Mondego

Ver mais
Topo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a aceder a este website está a concordar com a utilização das mesmas. Para mais informações veja a nossa política de cookies.

Portugal 2020 / Compete 2020 / União Europeia - Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional