Montijo Retail Park – acréscimo de capacidade de carga

  • Localização: Montijo, Portugal
  • Solução: Edifícios
  • Tipo: Reabilitação, Comércio
  • Promotor: Leroy Merlin
  • Cliente: Montijo Retail Park
  • Âmbito: Fundações e estruturas
  • Projecto: 2018
  • Construção: 2019
  • Fotografia: Teixeira Duarte
  • Construtor: Teixeira Duarte
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Montijo Retail Park – acréscimo de capacidade de carga

  • Localização: Montijo, Portugal
  • Solução: Edifícios
  • Tipo: Reabilitação, Comércio
  • Promotor: Leroy Merlin
  • Cliente: Montijo Retail Park
  • Âmbito: Fundações e estruturas
  • Projecto: 2018
  • Construção: 2019
  • Fotografia: Teixeira Duarte
  • Construtor: Teixeira Duarte
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A intervenção estrutural da loja 1 do Montijo Retail Park visou dotar o espaço da capacidade de resistir a sobrecargas de utilização superiores às definidas no projecto original, viabilizando a instalação de uma loja Leroy Merlin de materiais de construção. Em concreto, o reforço permitiu triplicar a sobrecarga de utilização, de 10 kN/m2 para 30 kN/m2 (cerca de 3 toneladas / m2).

Após análise do projecto original, bem como do relatório geotécnico, definiram-se as intervenções necessárias, que passaram essencialmente pelo encamisamento dos pilares com acréscimo de 0.20m de espessura em cada face; introdução de uma lâmina de compressão superior na laje, aplicada após remoção da betonilha existente e devidamente grampeada à laje, permitindo nova armadura superior; introdução de reforços para o punçoamento com varões roscados e chapas; introdução de chapas de reforço para a flexão, na face inferior das nervuras, de acordo com os vãos; e introdução de reforços pontuais em outros elementos estruturais.

Um ponto relevante prendeu-se com a adequada quantidade de estribos das nervuras existentes, na sua generalidade, o que permitiu acomodar o acréscimo de cargas sem reforço com nova armadura de esforço transverso das nervuras, de execução difícil e onerosa.

Esta solução não implicou o reforço das fundações existentes (que apresentavam capacidade de carga adequada), nem alterou a métrica de pilares ao nível da cave, o que para além de poder reduzir o número de lugares de estacionamento de clientes, condicionaria a circulação de viaturas e teria um impacto visual muito relevante.

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