01.02.2022

À conversa com Marko Rosalline

01.02.2022

À conversa com Marko Rosalline

'O design está ligado à personalidade, à voz, à definição daquilo que constitui e define uma marca. [...] Passa pelo equilíbrio de todas as ideias intangíveis associadas ao projeto, e pela forma como estas se compõem e existem no output [...] para atingir o máximo impacto, relevância e intemporalidade'

Gostaríamos de o conhecer melhor, por isso pergunto: quem é Marko Rosalline?

Nunca é fácil falar em nome próprio. Não costumo falar de mim, mas tentando responder à questão, diria que – e isto é certamente o mais relevante – sou fundador da Deadinbeirute™, um estúdio de design independente que desenvolve projetos e ideias através das diversas disciplinas (visuais) do design. Sou designer, formado na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, pai, curioso, sonhador e apaixonado pela beleza da vida e pelo conhecimento (em todas as suas dimensões). Nasci na Alemanha, numa cidade chamada Osnabrück, mas vivi a minha infância no litoral Alentejano e estudei em Almada durante a minha adolescência. O início da minha carreira na área pautou-se por algumas experiências em pequenos estúdios de design e também como freelancer em design gráfico. Dessa atividade, enquanto freelancer, nasceu a Deadinbeirute™, primeiro como uma experiência a solo e depois, a partir de 2010, como empresa/estúdio.

O que é isso de “storytelling” e “trabalhar ideias”?

Uma ideia é algo que precisa de definição e de concretização, para que passe a existir. Por norma, aquilo que nos chega é uma vontade, uma necessidade ou um problema, assentes numa ideia que necessita de ganhar forma através de um processo de design. Como criativos, criadores, ou designers, cabe-nos, na maioria das vezes, definir todo o processo de materialização dessa ideia. O design está ligado à personalidade, à voz, à definição daquilo que constitui e define uma marca (um serviço ou mensagem). Quando uma marca ou uma organização nos procura, queremos sempre entender quem, como, quando, quanto, para quem, porquê e de que forma. Definimos um caminho claro, através de ideias claras, fechadas, daquilo que o projeto será e do resultado que ambicionamos. É da ideia que partimos sempre.

Por outro lado, relatamos de forma automática, em formato de história ou de descrição, tudo aquilo que vivemos e sentimos. Na arte este elemento é ainda mais visível. A história passa, no processo de design, pela contextualização, pelo enquadramento, pelo equilíbrio de todas as ideias intangíveis associadas ao projeto, e pela forma como estas se compõem e existem no output. Quando se pretende atingir o máximo impacto, relevância e intemporalidade, o projeto tem apresentar um output suportado por uma estrutura conceptual sólida, lógica, e ser capaz de se transformar, de se adaptar, sem nunca perder a originalidade e a sua estrutura existencial. Sem perder a sua personalidade. O que o define. Sem perder a capacidade de ser lido e reconhecido pelos outros. É fácil entender se reconhecermos a sua “história”, o seu contexto, o seu enquadramento, a sua importância. Estes são sempre o resultado de um processo profundo, onde o storytelling se torna no veículo mais poderoso. Esta é a parte mais importante do nosso processo.

Qual foi a ideia ou inspiração para o desenvolvimento do novo site da BETAR?

O website da Betar foi criado a partir da ideia simples de servir, de forma eficaz e inspiradora, a sua audiência. Considerando que estamos a falar apenas de uma ferramenta – e não de um processo de identidade – a inspiração e as soluções definidas partiram sempre dessa ideia de eficácia e correspondência às necessidades inerentes e preocupações que nos foram apresentadas. A identidade da Betar, já existente e definida, serviu de base para todas as decisões visuais, sendo a nossa tarefa (mais concreta) a de complementar, de forma coerente, essa identidade existente, definindo a sua presença digital em formato de website.

Foram premiados no German Designs Award Special 2019; nos Prémios M&P Design 2021 e no Festival Clube Criativos de Portugal, também em 2021. Como encaram estes reconhecimentos?

Estes reconhecimentos mostram-nos que a nossa estratégia e forma de encarar cada projeto está alinhada com a indústria e com os resultados mais relevantes. Mostra-nos que o nosso processo e resultados se destacam e produzem lastro, ressonância e relevância para os nossos clientes e para as suas audiências. Na Deadinbeirute™ acreditamos que o crescimento deve ser progressivo para se tornar consistente. O tempo é a chave que abre a porta aos melhores resultados. Acreditamos que os projetos, para se tornarem relevantes, são expostos às leis do tempo. Que o crescimento técnico é contínuo e não pára. Que o crescimento intelectual é fruto do estudo permanente. Estamos neste caminho de crescimento progressivo há cerca de 10 anos. Já conquistámos alguns prémios, o que é importante para nós, mas é especialmente importante para os projetos e para os resultados. Os projetos precisam de tempo para serem pensados e bem executados. Para excederem as expectativas, atingirem a intemporalidade e terem impacto. Os prémios trazem a capacidade de exigirmos mais de nós, dos nossos resultados e dos nossos clientes. Justificam a necessidade de termos o tempo certo alocado a cada projeto. Essa é a sua verdadeira importância.

Esta entrevista é parte integrante da Revista Artes & Letras #138, de Fevereiro de 2022

 

Notícias & Entrevistas

01.05.2011

À conversa com Arq.ª Cristina Salvador

‘A experiência no Namibe foi como chegar ao fundo da questão, àquilo que não se reveste de mais nada.’ Ler mais

25.10.2023

Exposição Pintura Jovens Artistas – Vencedores Prémio José Mendonça

Já foi inaugurada a mostra de arte que a Betar organizou em parceria com o Município da Guarda. Ler mais

01.07.2019

À conversa com Eng.º Guilherme Pinho e Silva

‘A Brisa centra-se nas pessoas. Procuramos inovar em novas tecnologias e metodologias. Compete-me a gestão eficiente dos activos para se atingirem os objectivos de forma sustentável.’ Ler mais

Topo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a aceder a este website está a concordar com a utilização das mesmas. Para mais informações veja a nossa política de cookies.

Portugal 2020 / Compete 2020 / União Europeia - Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional