Nova ponte ferroviária sobre o rio Shire

  • Localização: Distrito de Balaka, Malawi
  • Solução: Obras de Arte, Infraestruturas e Transportes
  • Tipo: Pontes ferroviárias, Gestão e Fiscalização, Vias rodoviárias e ferroviárias, Gestão e fiscalização
  • Promotor: Central East African Railways - CEAR
  • Cliente: Central East African Railways - CEAR
  • Âmbito: Projecto de Estruturas, Traçado Ferroviário, Inspecção de estrutura existente, Estudos Geotécnicos, de Drenagem, de Proteção de cheias e Hidrológicos, fiscalização dos trabalhos para construção da ponte e da via-férrea
  • Área: 1 031m2 de tabuleiro
  • Projecto: 2017/2018
  • Construção: 2018/2021
  • Fotografia: Mota-Engil Africa
  • Construtor: Mota-Engil Africa
  • Dimensão: 165m de extensão, 65m vão central máximo
  • Ver no Google Maps

Nova ponte ferroviária sobre o rio Shire

  • Localização: Distrito de Balaka, Malawi
  • Solução: Obras de Arte, Infraestruturas e Transportes
  • Tipo: Pontes ferroviárias, Gestão e Fiscalização, Vias rodoviárias e ferroviárias, Gestão e fiscalização
  • Promotor: Central East African Railways - CEAR
  • Cliente: Central East African Railways - CEAR
  • Âmbito: Projecto de Estruturas, Traçado Ferroviário, Inspecção de estrutura existente, Estudos Geotécnicos, de Drenagem, de Proteção de cheias e Hidrológicos, fiscalização dos trabalhos para construção da ponte e da via-férrea
  • Área: 1 031m2 de tabuleiro
  • Projecto: 2017/2018
  • Construção: 2018/2021
  • Fotografia: Mota-Engil Africa
  • Construtor: Mota-Engil Africa
  • Dimensão: 165m de extensão, 65m vão central máximo
  • Ver no Google Maps

A Nova Ponte ferroviária sobre o Rio Shire está integrada na Linha Limbe/ Mchinji, que estabelece a ligação férrea de Limbe à fronteira com a Zâmbia,

A intervenção teve como objectivo a reposição das condições de segurança da travessia ferroviária sobre o Rio. A antiga ponte treliçada apresentava diversas situações críticas em resultado da falta de manutenção e embates sucessivos em elementos metálicos, ao longo dos anos, que comprometiam a segurança ao nível estrutural, para além de apresentar uma capacidade de carga insuficiente para a modernização pretendida para a linha ferroviária. A reparação e o reforço estrutural seriam muito onerosos.

A nova ponte foi projectada com 165m de extensão repartidos por 3 vãos de 50m+65m+60m. O tabuleiro tem secção estrutural composta aço-betão com 2 vigas metálicas de alma cheia e laje de betão armado colaborante.

Esta obra, de via simples, é balastrada e foi dimensionada para suportar composições com 21 ton/eixo.

O tabuleiro foi construído pelo método de lançamento incremental. A laje foi construída com painéis pré-fabricados.

Com a construção desta obra foram construídos cerca de 1000m de via ferroviária para ligação à linha existente. Este projecto incluiu ainda a reformulação do cais da estação Shire North onde a linha ferroviária se torna dupla.

Outros projectos

Desnivelamento do Cruzamento na Area 18, Lilongwe

Desnivelamento do Cruzamento na Area 18, Lilongwe

Ver mais
Passagem Pedonal sobre a EN10 em Alverca

Passagem Pedonal sobre a EN10 em Alverca

Ver mais
PONTE B35 sobre o Rio Rivi Rivi, Malawi

PONTE B35 sobre o Rio Rivi Rivi, Malawi

Ver mais
Plano de Urbanização da KaTembe na margem Sul de Maputo

Plano de Urbanização da KaTembe na margem Sul de Maputo

Ver mais
Ponte de Nossa Senhora da Guia em Ponte de Lima

Ponte de Nossa Senhora da Guia em Ponte de Lima

Ver mais
Substituição da Ponte sobre o rio Matola ao pk26+900 da Linha de Ressano Garcia

Substituição da Ponte sobre o rio Matola ao pk26+900 da Linha de Ressano Garcia

Ver mais
Topo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a aceder a este website está a concordar com a utilização das mesmas. Para mais informações veja a nossa política de cookies.

Portugal 2020 / Compete 2020 / União Europeia - Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional