29.09.2023

Residência Artística

29.09.2023

Residência Artística

A Residência Artística organizada pela Betar na Quinta de São Lourenço, para os vencedores do Prémio José Mendonça, termina hoje e os artistas produziram várias obras para uma nova mostra de arte.

Na sequência da Exposição de Pintura Jovens Artistas que decorreu no Grémio Literário, em Lisboa, durante o mês de Julho, a Betar organizou uma Residência Artística, na Quinta de São Lourenço, na Guarda, que teve início no dia 17 de setembro.

Laura Caetano, Guilherme Figueiredo, Hermes, Ana Malta e Francisco Venâncio, que foram os vencedores do Prémio José Mendonça – 1º Prémio Artes Plásticas Betar, foram convidados a pintar 3 telas, ao longo de 12 dias, num espaço magnífico inserido no Parque Natural da Serra da Estrela, em pleno Vale do Mondego. Infelizmente, por motivos pessoais, Hermes não pôde estar presente.

Foi num cenário muito agradável, um espaço amplo, com iluminação natural, e com todo o material necessário à sua disposição, que os artistas se inspiraram para produzir novas obras, que virão a integrar uma exposição no Museu da Guarda, entre os dias 24 de outubro e 9 de novembro de 2023, com o apoio do município da cidade.

Durante a residência, convidámos os artistas a descrever o ambiente, através de fotografias suas, que representassem o seu olhar sobre o dia-a-dia na quinta, e o Município da Guarda também nos cedeu algumas imagens, captadas numa visita ao espaço. O resultado pode ser visto na Galeria de Imagens.

Notícias & Entrevistas

01.09.2019

À conversa com Arq.º João Luís Ferreira

O potencial do país é muito superior ao partido que dele se tira. É fundamental atrairmos novos residentes. Que Portugal seja um destino de fixação e não de férias. Ler mais

25.10.2023

Exposição Pintura Jovens Artistas – Vencedores Prémio José Mendonça

Já foi inaugurada a mostra de arte que a Betar organizou em parceria com o Município da Guarda. Ler mais

01.07.2023

À conversa com Arqº Guilherme Godinho

'É com grande alegria e entusiasmo que vemos o hábito [de tradição de proximidade às artes por parte de empresas] ser reinventado pela Betar; (...) acredito [que o Prémio José Mendonça] venha a ser um êxito e um marco futuro na vida cultural de Lisboa e do País' Ler mais

Topo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a aceder a este website está a concordar com a utilização das mesmas. Para mais informações veja a nossa política de cookies.

Portugal 2020 / Compete 2020 / União Europeia - Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional