Construção de segunda ponte sobre o Rio Matola ao pk26+900 da Linha de Ressano Garcia

  • Localização: Maputo, Moçambique
  • Solução: Obras de Arte, Geotecnia, Infraestruturas e Transportes
  • Tipo: Pontes ferroviárias, Ensaios, prospecção e estudos, Projectos geotécnicos, Vias rodoviárias e ferroviárias
  • Cliente: CFM – Caminhos de Ferro de Moçambique
  • Âmbito: Projecto de Estruturas e de Traçado Ferroviário, Estudos de Capacidade Geotécnica e de Drenagem, Projecto Geotécnico
  • Área: 519,12m2 de tabuleiro
  • Projecto: 2020/2021
  • Construção: 2022/2023
  • Fotografia: Francisco Romão
  • Construtor: TEIXEIRA DUARTE
  • Dimensão: 82,40m de extensão, 16,88m vão máximo
  • Ver no Google Maps

Construção de segunda ponte sobre o Rio Matola ao pk26+900 da Linha de Ressano Garcia

  • Localização: Maputo, Moçambique
  • Solução: Obras de Arte, Geotecnia, Infraestruturas e Transportes
  • Tipo: Pontes ferroviárias, Ensaios, prospecção e estudos, Projectos geotécnicos, Vias rodoviárias e ferroviárias
  • Cliente: CFM – Caminhos de Ferro de Moçambique
  • Âmbito: Projecto de Estruturas e de Traçado Ferroviário, Estudos de Capacidade Geotécnica e de Drenagem, Projecto Geotécnico
  • Área: 519,12m2 de tabuleiro
  • Projecto: 2020/2021
  • Construção: 2022/2023
  • Fotografia: Francisco Romão
  • Construtor: TEIXEIRA DUARTE
  • Dimensão: 82,40m de extensão, 16,88m vão máximo
  • Ver no Google Maps

Os CFM (Dono de Obra) implementaram um Programa para Duplicação e melhoramentos da Linha de Ressano Garcia, tendo neste âmbito sido construída uma nova ponte sobre o Rio Matola, ao km26+900. Por constrangimentos directamente decorrentes das características da Ponte existente, para a 2ª linha foi decidido construir uma nova Ponte independente da existente, sendo que o novo eixo ficou a aprox. 15.0m do eixo da via existente.

A solução do tabuleiro é em betão armado pré-esforçado. O tabuleiro tem um desenvolvimento total de 82.40m, sendo constituído por cinco vãos com comprimentos medidos entre apoios dos encontros e eixos dos pilares de: 15,45m; 16,86m; 16,88m; 16,86m; 15,45m, reproduzindo assim a modelação da ponte existente. Os Pilares e encontros são em betão armado, sendo fundados indirectamente por intermédio de estacas com 1.0m de diâmetro. Os Pilares possuem uma secção inserida num rectângulo com 4,40x1,60m2 terminado por dois semicírculos com 1,60m de diâmetro, enquanto os encontros são do tipo cofre.

A Empreitada incluiu ainda a execução da ligação ferroviária nas imediações, numa extensão total de cerca de 1.600m.

A BETAR assumiu o Projecto da Obra de Arte e da Via, bem como a Fiscalização e a Assessoria Técnica ao Dono de Obra.

Outros projectos

Pontes sobre o Rio Save

Pontes sobre o Rio Save

Ver mais
Desnivelamento do Cruzamento na Area 18, Lilongwe

Desnivelamento do Cruzamento na Area 18, Lilongwe

Ver mais
Ponte Sobre o Rio Licungo na Estrada N324

Ponte Sobre o Rio Licungo na Estrada N324

Ver mais
Subconcessão Litoral Oeste

Subconcessão Litoral Oeste

Ver mais
Ponte pedonal na Guarda

Ponte pedonal na Guarda

Ver mais
Ponte ferroviária de D. Ana sobre o rio Zambeze

Ponte ferroviária de D. Ana sobre o rio Zambeze

Ver mais
Topo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a aceder a este website está a concordar com a utilização das mesmas. Para mais informações veja a nossa política de cookies.

Portugal 2020 / Compete 2020 / União Europeia - Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional