Nova Ponte inaugurada em Moçambique
Nova Ponte inaugurada em Moçambique
A Betar contribuiu para o sucesso da obra que é vital para o transporte de pessoas e mercadorias
Foi inaugurada, no dia 1 de novembro, por Sua Exa. o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, a nova ponte sobre o rio Save, cuja revisão dos projetos de estruturas e vias de acesso, e o acompanhamento das obras, foram realizados pela Betar.
A ponte localiza-se na Estrada Nacional 1 (N1), razão pela qual é fundamental no transporte rodoviário de pessoas e bens, entre o Norte e o Sul do país. A nova ponte foi dimensionada conforme as especificações técnicas mais modernas e exigentes.
Num comunicado da Presidência da República pode ler-se que se trata de “uma infra-estrutura de importância sócio-económica, que permite a ligação entre as regiões Sul, Centro e Norte do país, através das províncias de Inhambane e Sofala”.
A Confederação das Associações Económicas salientou que se trata de uma obra importante para dinamizar a economia do país, uma vez que, para além da circulação de veículos pesados sem restrições, vai permitir a redução, em até 3 dias, do tempo de viagem de Maputo para Cabo Delegado.
A ponte antiga, que se encontrava em avançado estado de degradação, foi também reabilitada através deste projecto, e servirá para o tráfego ligeiro.
As obras da nova ponte e da reabilitação da ponte suspensa foram acompanhadas pela Betar, com uma equipa técnica residente, como representante do Dono de Obra.
Notícias & Entrevistas
À conversa com o Arq.º Miguel Pimentel
‘Projectamos, em regra, para mais anos do que, supostamente, iremos ter de vida, e a consciência dessa dimensão dá uma grande responsabilidade ao arquitecto sobre a tarefa de transformação que tem em mãos.’ Ler mais
À conversa com Arq.ª Catarina Sousa e Arq.º Gilberto Oliveira
‘Com a redução demográfica a que estamos a assistir, o que não é sustentável é a dimensão do território construído. Há centenas de milhar de edifícios vazios em Portugal e vamos perder quase 10% da população.’ Ler mais
À conversa com o Arqueólogo Nuno Neto
'Todo o material que sai do terreno - o espólio - é etiquetado, conforme a camada onde foi encontrado, que é o que permite dar o contexto e as pistas para reconstruir o passado do que estamos a escavar' Ler mais