Reabilitação de 16 pontes no troço entre Limbe e Nkaya no Malawi

  • Localização: Limbe e Nkaya, Malawi
  • Solução: Obras de Arte, Gestão de Activos
  • Tipo: Pontes ferroviárias, Reabilitação
  • Promotor: Central East African Railways - CEAR
  • Cliente: Central East African Railways - CEAR
  • Âmbito: Projecto de Reforço e Reabilitação, Inspecção, Avaliação de Segurança, Fiscalização, Levantamento de Pormenor, Mapeamento de Anomalias, Protecção contra a Erosão e Ensaios aos Materiais
  • Projecto: 2020/ 2020
  • Construção: 2021/ 2021
  • Construtor: Projex Contractors Limited
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Reabilitação de 16 pontes no troço entre Limbe e Nkaya no Malawi

  • Localização: Limbe e Nkaya, Malawi
  • Solução: Obras de Arte, Gestão de Activos
  • Tipo: Pontes ferroviárias, Reabilitação
  • Promotor: Central East African Railways - CEAR
  • Cliente: Central East African Railways - CEAR
  • Âmbito: Projecto de Reforço e Reabilitação, Inspecção, Avaliação de Segurança, Fiscalização, Levantamento de Pormenor, Mapeamento de Anomalias, Protecção contra a Erosão e Ensaios aos Materiais
  • Projecto: 2020/ 2020
  • Construção: 2021/ 2021
  • Construtor: Projex Contractors Limited
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Este projecto teve como objectivo a reabilitação e reforço de 16 pontes do troço entre Limbe e Nkaya, no Malawi. Este troço com cerca de 90 km de extensão, é parte da Linha Ferroviária que liga a Mchinji, junto à fronteira com a Zâmbia. Esta intervenção teve como principal objectivo aumentar a tonelagem desta linha, passando dos actuais 15 ton/eixo para 20.5 ton/eixo.

Em geral, as obras intervencionadas datam do período colonial britânico, tendo sido construídas nos anos 30. As soluções estruturais tipo são tabuleiros simplesmente apoiados metálicos, suportados por pilares e encontros em betão simples.

Assim sendo, e apesar de existirem alguns elementos disponíveis dos projectos originais, foi necessário realizar um levantamento dimensional detalhado e levantamento das anomalias existentes.

Seguidamente foi realizada uma avaliação estrutural da capacidade de carga das obras existentes, e a definição dos reforços.

Foram preconizados e implementados os trabalhos de reabilitação relacionados com a protecção anti-corrosiva das estruturas metálicas, reposição de elementos em falta, reparação de elementos de betão e protecção das fundações.

Houve necessidade de compatibilização e articulação dos trabalhos com o Dono de obra de forma à minimização do impacto dos trabalhos na exploração da linha.

A Betar foi igualmente responsável pela Fiscalização da obra.

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