MACAM – Museu + Hotel
- Localização: Lisboa, Portugal
- Solução: Edifícios
- Tipo: Reabilitação, Hotelaria e turismo, Arte, cultura e desporto
- Promotor: Simurex S.A.
- Arquitectura: Metro Urbe
- Âmbito: Demolições, fundações e estruturas
- Área: Remodelação: 3.815m2 / Nova: 10.925m2
- Projecto: 2018-2021
- Construção: 2019-2025
- Fotografia: Fernando Guerra I FG+SG. Cortesia de MACAM - Museu de Arte Contemporânea Armando Martins
- Construtor: Omatapalo (estruturas enterradas e ampliação) / Simurex (reabilitação)
- Ver no Google Maps
MACAM – Museu + Hotel
- Localização: Lisboa, Portugal
- Solução: Edifícios
- Tipo: Reabilitação, Hotelaria e turismo, Arte, cultura e desporto
- Promotor: Simurex S.A.
- Arquitectura: Metro Urbe
- Âmbito: Demolições, fundações e estruturas
- Área: Remodelação: 3.815m2 / Nova: 10.925m2
- Projecto: 2018-2021
- Construção: 2019-2025
- Fotografia: Fernando Guerra I FG+SG. Cortesia de MACAM - Museu de Arte Contemporânea Armando Martins
- Construtor: Omatapalo (estruturas enterradas e ampliação) / Simurex (reabilitação)
- Ver no Google Maps
A intervenção de reconversão do edifício do Palácio Condes da Ribeira Grande no MACAM, que acolhe no mesmo espaço um museu e um hotel, procurou encontrar o equilíbrio entre a preservação das suas características - apesar das diversas alterações que sofreu ao longo do século XX, quando era ocupado por instituições de ensino - e a sua adequação ao programa. O edifício integra ainda a antiga capela da Nossa Senhora do Carmo e um edifício adjacente para apartamentos.
A estratégia de intervenção na Capela, agora um espaço dedicado às artes performativas e literatura, foi orientada para a recuperação integral das estruturas existentes degradadas, incluindo as estruturas de madeira da cobertura, garantindo uma adequada preservação dos elementos decorativos existentes e de valor patrimonial relevante. Foram introduzidos alguns elementos novos, incluindo um passadiço, uma escada executada em estruturas metálicas e uma escada em betão armado, no torreão a tardoz.
No bloco de apartamentos, muito degradado, a intervenção visou a reconstrução das estruturas interiores, mantendo-se unicamente as paredes de fachada, reforçadas com uma lâmina de microbetão. As novas estruturas são constituídas por paredes em betão armado, a envolver a escada e o ascensor, pilares interiores metálicos e pavimentos em estruturas metálicas leves apoiadas em vigas metálicas e nas paredes exteriores.
No edifício do Palácio preservaram-se as fachadas e a maioria das paredes interiores de alvenaria de pedra, objecto de reforço sempre que possível. A intervenção pautou-se pela manutenção dos pavimentos aligeirados e abobadados nos tectos dos compartimentos mais nobres, substituindo-se os pavimentos de madeira por soluções metálicas e mistas no 1º andar e piso técnico, e por soluções com estruturas metálicas leves no 2º andar. Adicionaram-se novas circulações verticais, compostas por um núcleo de elevadores e dois núcleos escadas, tendo-se salvaguardado a escadaria nobre do palácio. As coberturas foram reconstruídas em estruturas metálicas. Na cobertura da biblioteca, com o propósito de preservar as asnas de madeira e a estrutura de suporte do tecto abobadado, construiu-se uma nova estrutura com vigas metálicas, mantendo a configuração original da cobertura, que as suspende e apoia na parede do frontão da fachada, na viga da cumeeira e nas vigas das coberturas adjacentes.
A comunicação viária entre a Rua da Junqueira e os dois pisos do estacionamento do MACAM faz-se através de um túnel, construído sob o Palácio, que termina num corpo enterrado sob os jardins e que, por sua vez, estabelece igualmente o acesso entre a Travessa dos Condes da Ribeira e o estacionamento do MACAM. A conexão pedonal entre o Palácio e a Ala Nova é feita através de uma galeria enterrada sob o jardim, ou por uma grande escadaria que desemboca no jardim. Os edifícios novos, que contemplam o Museu de Arte Contemporânea e uma ala de quartos, desenvolvem-se ao longo do perímetro do lote, e são constituídos por três corpos estruturais, com estruturas de betão armado e betão armado pré-esforçado. As fundações são do tipo directo, através de sapatas e um ensoleiramento geral, com o objetivo de garantir a estanquidade do edifício.

