25.07.2023

Exposição de Pintura Jovens Artistas – Prémio José Mendonça

25.07.2023

Exposição de Pintura Jovens Artistas – Prémio José Mendonça

Cinco artistas nacionais foram premiados no decorrer do evento que teve lugar em Lisboa: Laura Caetano, Guilherme Figueiredo, Hermes, Ana Malta e Francisco Venâncio.

A Betar organizou uma Exposição de Pintura para Jovens Artistas e atribuiu o Prémio José Mendonça – 1º Prémio de Artes Plásticas Betar a cinco dos 15 artistas a concurso. Entre 5 e 21 de julho estiveram expostas 45 pinturas, no Grémio Literário, em Lisboa, numa mostra comissariada pelo arquiteto Guilherme Godinho.

Na inauguração, Tiago Mendonça, Sócio Gerente da Betar, elogiou o trabalho dos artistas e explicou o porquê desta iniciativa: “A Betar faz 50 anos e achámos que uma boa forma de celebrar era fazer esta exposição, porque a cultura sempre fez parte do ADN da empresa e juntar pintura e jovens artistas fazia todo o sentido”. Já o comissário falou do concurso: “Este prémio foi desenvolvido com objetivo de vermos  15 artistas com trabalhos muito diferentes, uma panóplia bastante abrangente de arte contemporânea”.

No dia 13 de julho foram divulgados os cinco vencedores do concurso. O júri composto por Tiago Mendonça, Armando Martins e Inês Mendes Leal tinha-se reunido para selecionar os artistas que iriam ver uma das suas obras ser adquirida pela Betar e que poderiam depois seguir para uma Residência Artística na Quinta de São Lourenço, na cidade da Guarda. Laura Caetano, Guilherme Figueiredo, Hermes, Ana Malta e Francisco Venâncio foram os eleitos. “Esta foi uma maneira que encontrámos para promover as artes. Estes artistas precisam de expor, precisam que apostem neles, que divulguem os seus trabalhos, porque estão a começar, e nós achámos que este concurso era uma boa forma de o fazer”, explicou Tiago Mendonça.

Ao longo da exposição, vários quadros foram vendidos a visitantes e, no final de um almoço de convívio entre sócios e colaboradores da Betar, foram ainda sorteadas duas obras entre os presentes. Nas palavras de Guilherme Godinho, “alcançou-se um dos objetivos do 1º Prémio José Mendonça: sublinhar a diversidade estética, conceptual e técnica do trabalho de cada um destes artistas. Divulgaram-se obras e artistas, fez-se uma exposição, um catálogo e dois Artes&Letras dedicados ao Prémio. Agora é hora de preparar a residência na Guarda e trabalhar mais para uma nova exposição”.

Pode consultar o catálogo da exposição aqui.

Notícias & Entrevistas

01.12.2020

À conversa com Eng.º António Rocha Cabral

'Do núcleo inicial, resto eu para contar a história da BETAR que foi, desde o início, também um círculo de amigos com ideias afins' Ler mais

01.11.2013

À conversa com Arq.º João Favila

‘Costumo dizer que a arquitectura é parecida com a culinária. Têm ambas a ver com alquimia, com proporções e doses certas, com transformação e precisão.’ Ler mais

01.02.2014

À conversa com Arq.º Miguel Arruda

‘Nós temos a percepção visual como dado adquirido, enquanto que o sentido táctil não está tão presente, e é algo que se descobre na escultura.’ Ler mais

Topo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a aceder a este website está a concordar com a utilização das mesmas. Para mais informações veja a nossa política de cookies.

Portugal 2020 / Compete 2020 / União Europeia - Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional