25.07.2023

Exposição de Pintura Jovens Artistas – Prémio José Mendonça

25.07.2023

Exposição de Pintura Jovens Artistas – Prémio José Mendonça

Cinco artistas nacionais foram premiados no decorrer do evento que teve lugar em Lisboa: Laura Caetano, Guilherme Figueiredo, Hermes, Ana Malta e Francisco Venâncio.

A Betar organizou uma Exposição de Pintura para Jovens Artistas e atribuiu o Prémio José Mendonça – 1º Prémio de Artes Plásticas Betar a cinco dos 15 artistas a concurso. Entre 5 e 21 de julho estiveram expostas 45 pinturas, no Grémio Literário, em Lisboa, numa mostra comissariada pelo arquiteto Guilherme Godinho.

Na inauguração, Tiago Mendonça, Sócio Gerente da Betar, elogiou o trabalho dos artistas e explicou o porquê desta iniciativa: “A Betar faz 50 anos e achámos que uma boa forma de celebrar era fazer esta exposição, porque a cultura sempre fez parte do ADN da empresa e juntar pintura e jovens artistas fazia todo o sentido”. Já o comissário falou do concurso: “Este prémio foi desenvolvido com objetivo de vermos  15 artistas com trabalhos muito diferentes, uma panóplia bastante abrangente de arte contemporânea”.

No dia 13 de julho foram divulgados os cinco vencedores do concurso. O júri composto por Tiago Mendonça, Armando Martins e Inês Mendes Leal tinha-se reunido para selecionar os artistas que iriam ver uma das suas obras ser adquirida pela Betar e que poderiam depois seguir para uma Residência Artística na Quinta de São Lourenço, na cidade da Guarda. Laura Caetano, Guilherme Figueiredo, Hermes, Ana Malta e Francisco Venâncio foram os eleitos. “Esta foi uma maneira que encontrámos para promover as artes. Estes artistas precisam de expor, precisam que apostem neles, que divulguem os seus trabalhos, porque estão a começar, e nós achámos que este concurso era uma boa forma de o fazer”, explicou Tiago Mendonça.

Ao longo da exposição, vários quadros foram vendidos a visitantes e, no final de um almoço de convívio entre sócios e colaboradores da Betar, foram ainda sorteadas duas obras entre os presentes. Nas palavras de Guilherme Godinho, “alcançou-se um dos objetivos do 1º Prémio José Mendonça: sublinhar a diversidade estética, conceptual e técnica do trabalho de cada um destes artistas. Divulgaram-se obras e artistas, fez-se uma exposição, um catálogo e dois Artes&Letras dedicados ao Prémio. Agora é hora de preparar a residência na Guarda e trabalhar mais para uma nova exposição”.

Pode consultar o catálogo da exposição aqui.

Notícias & Entrevistas

01.05.2014

À conversa com Arq.º Bernardo Pimentel

‘Este atelier funciona como futurologia do que vai acontecendo pelo mundo fora. As maquetas continuam a ser necessárias para os projectos e gostamos que nos tratem por artesãos.’ Ler mais

01.04.2020

À conversa com Eng.º Tarik Chaaban

‘No Malawi, as intervenções nos trechos norte e sul foram os primeiros investimentos após várias décadas sem qualquer manutenção significativa dessas linhas ferroviárias’ Ler mais

29.09.2023

Residência Artística

A Residência Artística organizada pela Betar na Quinta de São Lourenço, para os vencedores do Prémio José Mendonça, termina hoje e os artistas produziram várias obras para uma nova mostra de arte. Ler mais

Topo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a aceder a este website está a concordar com a utilização das mesmas. Para mais informações veja a nossa política de cookies.

Portugal 2020 / Compete 2020 / União Europeia - Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional