Ponte de Nossa Senhora da Guia em Ponte de Lima

  • Localização: Ponte de Lima, Portugal
  • Solução: Obras de Arte, Gestão de Activos
  • Tipo: Pontes rodoviárias, Reabilitação
  • Promotor: Infraestruturas de Portugal SA (ex Estradas de Portugal, EPE)
  • Cliente: Infraestruturas de Portugal SA (ex Estradas de Portugal, EPE)
  • Âmbito: Projecto de Reforço e Reabilitação, Inspecção, Avaliação de Segurança, Mapeamento de Anomalias, Ensaios aos Materiais, Estudos Geotécnicos e Hidráulicos
  • Projecto: 2009/ 2010
  • Construção: 2011/ 2012
  • Fotografia: Infraestruturas de Portugal SA
  • Construtor: OBRECOL – Obras e Construções SA
  • Dimensão: 250 m de extensão, 58m vão máximo
  • Ver no Google Maps

Ponte de Nossa Senhora da Guia em Ponte de Lima

  • Localização: Ponte de Lima, Portugal
  • Solução: Obras de Arte, Gestão de Activos
  • Tipo: Pontes rodoviárias, Reabilitação
  • Promotor: Infraestruturas de Portugal SA (ex Estradas de Portugal, EPE)
  • Cliente: Infraestruturas de Portugal SA (ex Estradas de Portugal, EPE)
  • Âmbito: Projecto de Reforço e Reabilitação, Inspecção, Avaliação de Segurança, Mapeamento de Anomalias, Ensaios aos Materiais, Estudos Geotécnicos e Hidráulicos
  • Projecto: 2009/ 2010
  • Construção: 2011/ 2012
  • Fotografia: Infraestruturas de Portugal SA
  • Construtor: OBRECOL – Obras e Construções SA
  • Dimensão: 250 m de extensão, 58m vão máximo
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A ponte de Nossa Senhora da Guia localiza-se na Estrada Nacional 201, em Ponte de Lima, sendo uma estrutura de tabuleiro contínuo, com cinco tramos simétricos de altura variável, em betão armado e pré-esforçado, apoiada em pilares e encontros de betão armado.

O tabuleiro é materializado através de uma secção tipo caixão de três almas, de altura variável, tendo sido uma das primeiras obras a ser executada pelo método de avanços sucessivos.

Com base em inspeções realizadas à obra de arte, para identificação e mapeamento de anomalias, assim como em avaliações estruturais realizadas, foram preconizados trabalhos de reabilitação e reforço. Procedeu-se à colagem de laminados de carbono na face inferior da laje superior, foi melhorado o comportamento longitudinal do tabuleiro através da aplicação de cabos de pré-esforço longitudinais no tabuleiro. Foi ainda realizada a redistribuição de aparelhos de apoio em termos da sua rigidez e colocação de aparelhos oleodinâmicos para melhorar o comportamento sísmico da estrutura.

Procedeu-se ainda aos trabalhos de reabilitação necessários, tais como injecção de fendas, reparações locais no betão, pintura geral da obra. A plataforma superior foi igualmente reabilitada.

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