Reabilitação, Reforço e Alargamento de Obras de Arte

Ponte sobre o Rio Caldo
Localização: Gerês, Portugal
Entidade: Estradas de Portugal
Cliente: EP - Estradas de Portugal, S.A.
Datas (início/fim): 2005-2009
Descrição:


O projecto refere-se à inspecção e reabilitação da Ponte sobre o rio Caldo, no Gerês.
A ponte tem uma extensão de 199m, com vãos máximos de 23m. É constituída por tabuleiro em arco treliçado executado em betão armado, assente em pilares ôcos realizados em alvenaria de perpeanho de granito.
A intervenção de reforço estrutural consistiu na colocação de pré-esforço exterior, mantas de fibras de carbono e chapas metálicas.

A reparação incluiu a colocação de juntas de dilatação, correcção de destaques e delaminações de betão armado, selagem de fendas, impermeabilização do tabuleiro e pintura.

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Ponte da Angeja sobre o Rio Vouga
Localização: Portugal
Entidade: Estradas de Portugal
Cliente: EP - Estradas de Portugal, S.A.
Datas (início/fim): 2001-2003
Descrição:

O projecto refere-se à inspecção e reabilitação da Ponte de Angeja sobre o Rio Vouga.
O atravessamento faz-se segundo um tabuleiro isostático constituído por vigas tipo Gerber de inércia variável numa extensão de 250.60 m (11 vãos). Os pilares-parede são de secção rectangular arredondada nas extremidades e as fundações são indirectas.
A intervenção consistiu no reforço
das fundações, no atirantamento dos muros de ala e na reparação e reforço dos cachorros, o que veio a exigir a suspensão dos tramos do tabuleiro.
Foram feitas reparações de betão com refechamento e injecção de fendas, substituição de juntas de dilatação e pintura.

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Ponte da Nossa Senhora da Guia em Ponte de Lima
Localização: Ponte de Lima, Portugal
Entidade: Estradas de Portugal
Cliente: EP - Estradas de Portugal, S.A.
Datas (início/fim): 2009-2010
Descrição:


O projecto refere-se à inspecção e reabilitação da Ponte.
A extensão total da ponte é de 250m, com vãos máximos de 58m. O tabuleiro é constituído por secção em caixão de betão armado pré-esforçado, com altura variável entre 1.45m e 2.90m.
O reforço consistiu na colagem de laminados de carbono na laje superior, pré-esforço exterior, reforço de carlingas através de espessamento e colocação de barras de pré-esforço, ancoragem dos muros dos encontros, colocação de aparelhos oleodinâmicos e criação de elementos resistentes adicionais para retenção.

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Ponte Açude sobre o Rio Mondego e Viadutos de Acesso à Ponte Açude em Coimbra
Localização: Coimbra, Portugal
Entidade: Estradas de Portugal
Cliente: EP - Estradas de Portugal, S.A.
Datas (início/fim): 2008-2010
Descrição:


O projecto refere-se à inspecção e reabilitação da obra de arte.
O projecto abrange a Ponte Açude de Coimbra, o Viaduto principal do IC2 que se desenvolve paralelamente à Av. Fernão Magalhães e os respectivos ramais de acesso, numa extensão total de 2250m, aproximadamente. A estrutura é constituída por laje de betão armado ligada monoliticamente a diversos pilares circulares e pilares/parede.
O reforço consistiu no encamisamento e no corte e substituição de pilares com suspensão do tabuleiro. Foram executadas colunas de jet-grouting na base dos encontros e colocados
batentes metálicos.
A reparação incluiu a substituição de aparelhos de apoio, refechamento de fendas e injecções em elementos de betão armado e pintura.

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Ponte Sobre o Rio Ocreza
Localização: Portugal
Entidade: SCUTVIAS
Cliente: Scutvias - Auto-Estradas da Beira Interior, SA
Datas (início/fim): 2007 - 2009
Descrição:


O projecto refere-se à inspecção e reabilitação da obra de arte.
A ponte desenvolve-se ao longo de 8 tramos contínuos, numa extensão de 390m, com vãos máximos de 51m.
O tabuleiro é constituído por uma secção em caixão de betão armado pré-esforçado apoiada em pilares de betão armado.
O reforço consistiu na ligação das almas ao banzo superior do caixão, fixação de chapas de aço à laje e na colocação de laminados de carbono nas pré-lajes.
A reparação incluiu a injecção de fendas nos maciços de ancoragem de pré-esforço, reparação de descasques nas pré-lajes, substituição de juntas de dilatação nos encontros e impermeabilização do tabuleiro.

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Ponte Sobre o Rio Vouga na A1
Localização: A1, Rio Vouga, Portugal
Entidade: BRISA
Cliente: Brisa - Auto-Estradas de Portugal
Datas (início/fim): 2004 - 2009
Descrição:


O projecto respeita à inspecção e reabilitação do Viaduto sobre o Rio Vouga, para futuro alargamento.
A obra é constituída por duas soluções estruturais distintas totalizando 990m de extensão. A ponte com cerca de 486m, vão máximo de 53m, e o viaduto de acesso, com uma extensão total de 487m.
O tabuleiro da ponte é constituído por 4 caixões pré-esforçados com altura variável, ligados por lajes de betão armado pré-esforçado.
O reforço consistiu na criação de estruturas adicionanais para resistência à acção sísmica, na libertação de deslocamentos no encontro Norte e o pilar de transição que une as duas estruturas do viaduto e na substituição de aparelhos de apoio.
A reparação incluiu
injecção de fendas, reparação de betão em zonas localizadas, selagem de furos de esticadores e pintura.

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Ponte metálica da Chamusca sobre o Rio Tejo
Localização: Chamusca, Portugal
Entidade: Estradas de Portugal
Cliente: EP - Estradas de Portugal, S.A.
Datas (início/fim): 2002 - 2010
Descrição:


O projecto refere-se à inspecção e reabilitação da obra de arte.
A ponte liga as duas margens do Rio Tejo numa extensão total de 756m, incluindo os encontros. É constituída por onze tramos, com vão máximo de 71.3m. O tabuleiro é constituído por caixão em treliça metálica de tabuleiro inferior. Os pilares são de alvenaria. de granito.
O reforço consistiu na colocação de aparelhos de apoio de elevado amortecimento. Este procedimento foi fundamental para baixar a resposta da estrutura e repartir a acção sísmica por todos os pilares mas não dispensou o reforço da base dos pilares e fundações.

 

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Ponte metálica de Portimão sobre o Rio Arade
Localização: Portimão, Portugal
Entidade: Estradas de Portugal
Cliente: EP - Estradas de Portugal, S.A.
Datas (início/fim): 2004 - 2009
Descrição:


O presente projecto refere-se à inspecção e reabilitação da obra de arte.
A ponte metálica rodoviária de Portimão liga as duas margens do Rio Arade numa extensão total de 332 m, com vão máximo de 47m É constituída pela ponte principal e por um tramo de margem.
A estrutura do tabuleiro é constituída por dois caixões em treliça metálica de tabuleiro superior. O tramo de margem é constituído por grelha metálica.
O reforço à ação sísmica consistiu na colocação de aparelhos oleodinâmicos, na execução de uma estrutura de retenção, consolidação de pilares e encontros e execução de jet-grouting. Foi substituída a plataforma rodoviária por lajes pré-fabricadas apoiadas nos nós da treliça.
A reparação incluiu tratamento de elementos metálicos, injecção de fendas, substituição de juntas e pintura.

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Ponte metálica de Abrantes sobre o Rio Tejo
Localização: Abrantes, Portugal
Entidade: Estradas de Portugal
Cliente: EP - Estradas de Portugal, S.A.
Datas (início/fim): 2002 - 2009
Descrição:

O presente projecto refere-se à inspecção e elaboração do projecto de reabilitação e reforço da obra de arte.

Esta ponte permite o atravessamento do Rio Tejo através de uma solução estrutural definida por 6 vãos, interrompidos nos apoios por juntas de dilatação, com a seguinte configuração: 41,91 m + 5 x 49,53 m + 41,91 m = 331,4 m.

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Ponte metálica de Belver
Localização: Belver, Portugal
Entidade: Estradas de Portugal
Cliente: EP - Estradas de Portugal, S.A.
Datas (início/fim): 2003 - 2010
Descrição:

O presente projecto refere-se à inspecção e elaboração do projecto de reabilitação e reforço da obra.

A ponte liga as duas margens do Rio Tejo numa extensão total de 180m. É constituída por 4 tramos em estrutura contínua com os seguintes vãos: 40 m + 50 m + 50 m + 40 m.

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Ponte metálica de Alcácer sobre o Rio Sado
Localização: Alcácer, Portugal
Entidade: Estradas de Portugal
Cliente: EP - Estradas de Portugal, S.A.
Datas (início/fim): 2003 - 2009
Descrição:

O projecto refere-se à reabilitação e reforço da ponte que liga as duas margens do Rio Sado numa extensão total de 107.45m. É constituída por 3 tramos, sendo os de extremidade de 42.7m e o intermédio, outrora levadiço, de 14.6m.

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Ponte de águeda sobre o Rio Vouga
Localização: Águeda, Portugal
Entidade: Estradas de Portugal
Cliente: EP - Estradas de Portugal, S.A.
Datas (início/fim): 2002 - 2010
Descrição:

O projecto refere-se à reparação de uma obra de arte existente na antiga E.N. 1 e que faz o atravessamento do Rio Vouga.

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Ponte internacional de Segura sobre o rio Erges
Localização: Rio Erges, Portugal
Entidade: Estradas de Portugal
Cliente: EP - Estradas de Portugal, S.A.
Datas (início/fim): 2002 - 2009
Descrição:

O projecto é referente à reabilitação e reforço estrutural da ponte Internacional de Segura sobre o Rio Erges.

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Ponte do Sabor sobre o Rio Sabor
Localização: Portugal, Rio Sabor
Entidade: Estradas de Portugal
Cliente: EP - Estradas de Portugal, S.A.
Datas (início/fim): 2005 - 2009
Descrição:

O projecto refere-se à reabilitação e reforço estrutural da Ponte de Sabor sobre o Rio Sabor. Trata-se de uma estrutura em alvenaria de pedra granítica constituída por sete arcos de meia volta cujos vãos variam entre os 8,00m e os 20,30m perfazendo um comprimento total de 128,50m.

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Ponte de Candaídos sobre o Rio Uíma
Localização: Portugal, Rio Uima
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Ponte de Juncais sobre o rio Mondego na EN16
Localização: Portugal, Rio Mondego
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Ponte Pedrinha sobre o Rio Zêzere
Localização: Portugal, Rio Zêzere
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