Pontes e Viadutos

Ponte sobre o rio Zambeze em Tete
Localização: Tete, Moçambique
Entidade: ANE – Adm.Nacional de Estradas
Cliente: Administração Nacional de Estradas
Datas (início/fim): 2010-
Descrição:

A nova ponte tem como principal finalidade desviar parte do tráfego rodoviário da ponte existente, principalmente o tráfego de pesados. A travessia é constituída pela ponte principal, com 717m de extensão e vão máximo de135 m, e por dois viadutos de acesso, do lado de Tete e de Benga, com 433m de extensão, cada, e vão máximo de 55m. As estruturas são constituídas por elementos de betão armado pré-esforçados.
A ponte foi executada por avanços sucessivos e os viadutos de acesso por viga de lançamento.

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Viaduto de Nampula sobre a via-férrea de Nacala
Localização: Município de Nampula, Província de Nampula, Moçambique
Entidade: CDN Corredor de Desenvolvimento Norte
Cliente: Mota-Engil, Eng. e Const, SA - Deleg. Moçambique
Datas (início/fim): 2015-2016
Especialidades: Strucutres and road design
Descrição:

O Viaduto de Nampula cruza a via-férrea de Nacala e a estrada nacional N1. A sua construção permitiu desactiva a passagem de nível existente o obter ganho de segurança e de mobilidade.

O Viaduto tem 60.80m de comprimento repartidos em 3 vãos. O tabuleiro foi executado com 5 vigas pré-fabricadas e pré-esforçadas e com pré-lajes. As fundações são pilares/estacas executados com tubo moldador.

Os acessos viários foram executados com longos muros de suporte curvos.

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Ponte de N'Dioum sobre rio Doué, Senegal
Entidade: MCA Senegal
Cliente: MSF Engenharia, S.A.
Datas (início/fim): 2013-2014
Descrição:

A ponte sobre o rio Doué, em N'Dioum, insere-se num acesso à Estrada Nacional RN2. 

A Ponte tem 159.3m de extensão e é formada por vigas "I" pré-fabricadas de b.a., os pilares são ovalizados e fundados em maciços de estacas.

Foi executada a partir de longas ensecadeiras realizdas com estacas prancha e executadas, alternadamente, a partir das margens.

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Ponte de Inharrime - Reabilitação da ponte e Protecção da Margem Sul
Localização: Inharrime, Província de Inhambane, Moçambique
Entidade: ANE - Admin. Nacional de Estradas
Cliente: Administração Nacional de Estradas
Datas (início/fim): 2014
Descrição:

A ponte de Inharrime está localizada na N1 sobre o canal que liga as lagoas Manjacaze (a Poente) e Poelela (a Nascente), na proximidade de Inhambane, Moçambique. A obra de arte foi inaugurada em 1951 e alargada em 1970. Os aterros de acesso foram, igual e sucessivamente, intervencionados para correcção de anomalias devidas à erosão e ao recuo da margem Sul.

A ponte estende-se por 91m, foi executada em b.a., com tabuleiro vigado apoiado em pilares ovalizados fundados em estacas. O sistema estrutural é formado por tramos Gerber. 

A estabilização da margem Sul incluirá a realização de esporão e de praia artificial e a regularização do leito com colchões de betão.

 

 

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Ponte de Chicumbane - reabilitação, Província de Gaza, Moçambique
Entidade: ANE - Admin. Nacional de Estradas
Cliente: Administração Nacional de Estradas
Datas (início/fim): 2013-2014
Descrição:

A ponte de Chicumbane está localizada na N1, próximo da cidade do Xai-Xai, na Baixa do rio Limpopo.

A ponte é constituída por laje contínua pré-esforçada com 70m de extensão, apoiada em pilares lâmina fundados em estacas cravadas. Os encontros são do tipo perdido, formados por montantes inclinados e ligados na base por um maciço de estacas.

Na sequência das cheias de 2013 ocorreram aluimentos de terra nos taludes envolventes, que afectaram os encontros da ponte, e sucederam danos nos elementos de suporte. A ponte foi intervencionada de emergência para reposição do tráfego rodoviário.

 
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Reabilitação da Ponte Açude sobre o rio Mondego
Localização: Coimbra, Portugal
Cliente: EP - Estradas de Portugal, S.A.
Descrição:

Este projecto respeita à beneficiação do tabuleiro da ponte Açude e à reabilitação das estruturas dos viadutos de acesso, compreendendo 2344m de extensão de plataofrmas rodoviárias.

O projecto e as obras de reabiltiação foram desenvolvidos em duas fases, sendo uma delas com carácter de Emergência incidindo sobre pilares críticos que apresentavam indícios de rotura iminente.

Os trabalhos realizados de acordo com o Proejcto de Execução compreenderam o seguinte:

1) Reforço de pilares através de 3 tipos de intervenção conforme a sua localização e dano:

     - reforço de armadura de cintagem

     - encamisamento e reforço de armaduras long. e cintagem

     - substituição de pilar com suspensão temporária do tabulerio e colocação de aparelhos de apoio unidireccionais no topo

2) Reforço sísmico transversal nos encontros

3) Reforço das fundações de encontro envolvendo recosntrução de mesa de estribo e espelho

4) Reperfilamento da plataforma e injecção de fendas

 
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Ponte sobre o Rio Zambeze em Caia
Localização: Caia, Moçambique
Entidade: ANE – Adm.Nacional de Estradas
Cliente: 92´Arquitectos
Datas (início/fim): 2005/2009
Descrição:

A travessia do rio Zambeze tem uma extensão otal de 2376m e é composta pela ponte propriamente dita e por um viaduto de acesso do lado Sul do rio. Ambas as estruturas são constituídas por betão armado pré-esforçado.
A ponte principal tem um comprimento total de 710m, vãos de 137,5m e foi executada por avanços sucessivos. O viaduto de acesso apresenta um comprimento total de 1666m, com vãos de 56m e foi executado por viga de lançamento.
O projecto incluiu, ainda, obras de reabilitação da EN 1 ao longo de cerca de 5km.

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Ponte da Ka Tembe em Maputo
Localização: Maputo, Moçambique
Cliente: EDMS - Empresa de Desenvolvimento de Maputo Sul
Datas (início/fim): 2011
Descrição:

A ponte destina-se à travessia do Estuário do Espírito Santo permitindo a expansão de Maputo para a zona da Ka Tembe. Permitirá ligar a capital à zona Sul do País, até à Ponta do Ouro e à África do Sul.
A travessia é constituída pela ponte principal, em estrutura atirantada com 700m de extensão e vão central de 350m, e por dois viadutos de acesso a Norte e a Sul com extensões de 980m e 1020m, respectivamente.

A BETAR participou no Estudo Prévio e é, actualmente, revisor técnico do projecto de execução.

 

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Terceira Travessia sobre o Tejo - Solução Variante
Localização: Portugal
Entidade: RAVE
Cliente: CPAV
Datas (início/fim): 2008-2009
Descrição:
O presente projecto refere-se à elaboração do estudo prévio da obra para concurso.
A Terceira Travessia do Tejo compreende um vasto conjunto de estruturas, possuindo uma extensão total de aproximadamente 8100m, e suportando 2 linhas de alta velocidade, 2 linhas convencionais e 2 x 3 vias de circulação rodoviária.
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Subconcessão Litoral Oeste
Localização: Portugal
Entidade: LOC – Litoral Oeste Construtores, ACE
Cliente: LOC - Litoral Oeste Construtores, ACE
Datas (início/fim): 2008-2010
Descrição:


Foram efectuados os Projectos das seguintes obras de arte integradas na Subconcessão do Litoral Oeste:
13 Obras de Arte Especiais: Troço IC2 VB – V1 (L=252m, maior vão: 36m), V2 (L=218m, maior vão: 36m) e V3 (L=230m, maior vão: 36m), Troço IC9 FO – V1 (L=149m, maior vão: 33m), V2 (L=138m, maior vão: 36m), V3 (L=174m, maior vão: 36m) e V5 (L=218m, maior vão: 36m); Troço IC9 JF - V1 (L=50m,maior vão: 24m), V2 (L=281m, maior vão: 33m) e V3 (L=257m, maior vão: 36m); Troço IC36 L - V1(L=348m, maior vão: 36m), V2 (L=184m, maior vão: 36m) e V3 (L=814m, maior vão: 39.5m).
Os tabuleiros são constituídos por vigas pré-fabricadas pré-esforçadas de secção "I" ou "U" e pré-lajes colaborantes.

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IP4 - Amarante Vila Real - Concessão do Túnel do Marão
Localização: Portugal
Entidade: Infratúnel– Construtores do Túnel do Marão, ACE
Cliente: Infratúnel, Construtores do Túnel do Marão, ACE
Datas (início/fim): 2008-2009
Descrição:

 

Foram efectuados os Projectos das seguintes obras de arte integradas na Concessão do Túnel do Marão:
7 Obras de Arte Especiais: V4 (L=195m, maior vão: 85m), V5 (L=220m, maior vão: 85m), V6 (L=130m, maior vão: 40m), V7 (L=150m, maior vão: 40m), V8 (L=230m, maior vão: 40m), V9 (L=160m, maior vão: 40m) e V10 (L=280m, maior vão: 44m). A sua execução foi função da tipologia, do vão e das condições de fundação, tendo sido ou através de cimbre apoiado no solo ou através de viga de lançamento ou através de avanços sucessivos.
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A13 - Sublanço Salvaterra de Magos-A10 (IC11) - Santo Estêvão
Localização: Portugal
Entidade: Brisa
Cliente: Brisa - Auto-Estradas de Portugal
Datas (início/fim): 2002-2003
Descrição:
Foi efectuado o Projecto do Viaduto de Santo Estêvão, que atravessa um vale aluvionar, numa zona de alta sismicidade, com potencial de liquefacção.
Obra dividida em 2 estruturas independentes, com 2 tabuleiros de igual largura, com 20 vãos de extensão máxima igual a 32.7 m. Tabuleiro em laje vigada em betão armado pré-esforçado, pilares-estaca com secção circular em betão armado e dispositivos anti-sísmicos colocados no encontro Norte.
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A13-Auto Estrada Almeirim/Marateca – Sublanços Almeirim/ Salvaterra de Magos/A10/Santo Estêvão
Localização: Portugal
Entidade: BRISA
Cliente: Somague Engenharia, SA
Datas (início/fim): 2002-2002
Descrição:

 

Foram efectuados os Projectos das seguintes obras de arte, inseridas na A13:
11 Obras de Arte Especiais: Viaduto s/ a Ribª de Muge (1382m), Viaduto s/ a Ribª do Zebro (334m), Viaduto s/ a Vala Real (430m), Viaduto s/ a Ribª do Trejoito (464m), Viaduto 1 s/ o Vale Baeta (155m), Viaduto 2 s/ o Vale Baeta (165m), Viaduto A do Nó A10/A13 (198m), Viaduto B do Nó A10/A13 (138m), Viaduto 3 s/ o Vale Baeta (360m), Viaduto s/ a Ribª de Santo Estêvão (700m), Ponte s/ o Rio Sorraia (1684m)
O traçado da A13 desenvolve-se numa zona caracterizada por terrenos aluvionares com bed-rock de média a elevada profundidade, com potencial de liquefacção e alta sismicidade. Em virtude das condicionantes a concepção procurou minimizar o custo das infra-estruturas adoptando-se uma solução de pilar estaca.
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A15 – Auto-estrada Rio Maior – Santarém
Localização: Portugal
Entidade: Nova Estrada, ACE
Cliente: Nova Estrada, ACE
Datas (início/fim): 1999-2000
Descrição:

 

Foram efectuados os Projectos das seguintes obras de arte:
4 Obras de Arte Especiais: Viaduto da Moçarria (296m), Viaduto sobre a Fanadia (337m), Viaduto da Boa Vista (257,4m) e Viaduto sobre a Ribeira da Moita (546m).
As obras projectadas apresentam tabuleiros em laje vigada ou nervurada em betão armado pré-esforçado com vãos entre os 35 e os 39 m.
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Ponte da Portela sobre o Rio Mondego
Localização: Portugal
Entidade: Estradas de Portugal
Cliente: EP - Estradas de Portugal, S.A.
Datas (início/fim): 2002-2009
Descrição:


A Nova Ponte da Portela permite o atravessamento do Rio Mondego, tendo como objectivo a substituição da ponte rodoviária existente.
A extensão total é de 189.2m, repartida em quatro vãos de dimensões 44.5 m + 2 x 50.1 m + 44.5 m. A obra é constituída por tabuleiro misto aço-betão, com pilares e encontros de betão armado.

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Ponte de Penacova sobre o Rio Mondego
Localização: Portugal
Entidade: Estradas de Portugal
Cliente: EP - Estradas de Portugal, S.A.
Datas (início/fim): 2004-2009
Descrição:


O presente projecto refere-se à substituição do Tabuleiro da Ponte de Penacova sobre o Rio Mondego.
A extensão total aproximada é de 146.70m entre eixos dos apoios extremos com a seguinte modelação de vãos: 33.35+80.00+33.35m.
O tabuleiro é vigado misto aço/betão. Os pilares são de alvenaria e foram reabilitados da ponte existente. O tabuleiro apoia mediante aparelhos de alto amortecimento.

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Prolongamento da Avenida dos Estados Unidos da América – Fase B
Localização: Av. Estados Unidos da América
Entidade: Consórcio Feira-Nova, Edifer e Alves Ribeiro
Cliente: Feira Nova - Hipermercados, SA
Datas (início/fim): 1997-1998
Descrição:

 

Foram efectuados os Projectos das seguintes obras de arte:
8 Viadutos: V1 (L=327.4m), V2 (L=106.8m), V3N (L=106.8m), V3S =106.8m), V3R (L=106.8m), V4N (L=81.8m), V4S (L=103.8m), V4R (L=81.1m), V5 (L=59.8m), V6 (L=51.9m), V7N (L=60.8m), V7P (L=68.8m), Viaduto sobre o Vale Fundão (RA) (L=90.8m), Viaduto sobre o Vale Fundão (RB) (L=90.8m)
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IP6 Abrantes - Mouriscas - PI 11
Localização: Portugal
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Ponte sobre o Rio Tâmega
Localização: Portugal
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Ponte sobre o Rio Tejo
Localização: Portugal
Cliente: 92´Arquitectos
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Ponte sobre o rio Tua
Localização: Portugal
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Ponte sobre o Rio Vouga
Localização: Portugal
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Viaduto sobre a EN 206
Localização: Portugal
Cliente: 92´Arquitectos
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Viaduto sobre o C. F. das Fontainhas
Localização: Setúbal
Cliente: 92´Arquitectos
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Viaduto sobre o Vale da Mainça
Localização: Mainça
Cliente: 92´Arquitectos
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