Urbanismo e Paisagismo

Espaço Público do Bairro do Lagarteiro
Localização: Bairro do Lagarteiro - Porto
Promotor: Câmara Municipal do Porto
Arquitectura: Domitianus - Arquitectura, Lda
Data Projecto - Construção: 2009 - 2010/2011
Especialidades: Fundações e Estruturas e Infraestruturas de Águas e Esgotos
Descrição:

O Projecto das Infraestruturas do Bairro do Lagarteiro está integrado na Requalificação do Espaço Público do Bairro do Lagarteiro.

A intervenção proposta por toda a equipa projectista visou criar um espaço apetecível e de qualidade para os moradores do Bairro.

Este projecto incluiu a substituição de toda a Rede de Distribuição de Água e Saneamento mediante as redes existentes nos arruamentos adjacentes ao Bairro.

Fechar
Bar À Margem em Belém
Localização: Doca do Bom Sucesso - Lisboa
Promotor: A Margem Actividades Hoteleiras
Arquitectura: João Pedro Falcão de Campos
Data Projecto - Construção: 2005 - 2007
Especialidades: Fundações e Estruturas e Águas e Esgotos
Descrição:

Trata-se de uma caixa de betão armado enterrada, com 13.90 m de comprimento por 3.80 m de largura e 2.40 m de profundidade, fechada no fundo e aberta em cima.

Cobrindo esta caixa, que se destina a espaço de arrumos, despensa e sanitários, posiciona-se o volume do Bar. A sua estrutura consiste em vigas metálicas horizontais (ou quase, pois acompanharão as pendentes do terreno sobre o qual apoiam) ao nível do piso 0, dispostas paralelamente e regularmente espaçados entre si; existirão outras vigas metálicas, formando conjunto idêntico e sobreposto, ao nível da cobertura; unindo os dois níveis, e formando as duas fachadas opostas, onde serão colocados os montantes nos intervalos entre as vigas metálicas.

O vão das vigas, medido entre eixos de montantes, é de 15.20 m. As vigas de cobertura e as duas exteriores ao nível do piso 0 serão formadas por perfis do tipo IPE 500. As restantes vigas do piso 0 são formadas por perfis IPE 500 nas extremidades e perfis HEB 200 na zona central. Os montantes são todos em perfis IPE 500 e terão cerca de 3.0  de altura.

Fechar
Requalificação do Castelo de Trancoso
Localização: Parque Natural da Serra de S. Mamede
Promotor: IGESPAR - Direcção Regional de Castelo Branco
Arquitectura: GB Arquitectos, Lda
Data Projecto - Construção: 2007 - 2010
Especialidades: Fundações e Estruturas
Descrição:

A intervenção consistiu na construção de cinco novas estruturas – rampas de entrada, edifico das bilheteiras, piso da capela, escada e ponte de acesso à torre de menagem e interior da torre de menagem. Destas, apenas a escada e ponte de acesso à torre de menagem não fizeram parte deste estudo, excepto ao nível das suas fundações. A construção metálica, que compreende igualmente os dispositivos electromecânicos e mecanismos para o seu funcionamento, foram apresentados em projecto próprio.

Fechar
Condomínio Fechado do Cavalo Preto - Loteamento Forte Novo - Lote 2 - Arranjos Exteriores
Localização: Quarteira, Loulé
Promotor: Grupo Mateus
Arquitectura: PMC, Arquitectura e Construção, Lda
Data Projecto - Construção: 2009 - 2010
Especialidades: Fundações e Estruturas e Águas e Esgotos
Fechar
Elevador das Escadinhas de Sto. André
Localização: Covilhã
Promotor: C.M.Covilhã
Arquitectura: Arpas - Arquitectos Paisagistas Associados, Lda
Data Projecto - Construção: 2004/2007 - 2008
Especialidades: Fundações e Estruturas e Águas e Esgotos
Descrição:

A intervenção consistiu nas seguintes construções:

- Galeria Técnica, constituída por uma estrutura em betão armado, enterrada, com uma secção em “U”, constituída por um “L” formado pela parede adjacente às escadas e laje de fundo e por uma parede de suporte de terras com espessura variável que será revestida a pedra

- Paragens nos Terminais Superior e Inferior

- Estrutura da Paragem do Elevador e Guarda, constituída por uma estrutura em vidro apoiada em estruturas metálicas. Trata-se de uma estrutura constituída por montantes metálicos (perfis constituídos por chapas metálicas em “T” ou “L” soldadas), ligados superior e inferiormente e travados na diagonal por perfis Facar 30x3.

- Passadiço para Peões, localizado junto ao acesso à escola, é uma obra de estrutura metálica com um tabuleiro com 1.20 m de largura e um vão único de 14.00m, em projecção horizontal, definido entre os apoios nos muros de suporte. A estrutura do tabuleiro é constituída por duas vigas longitudinais curvilíneas, com secção em tubo rectangular composta por chapas soldadas com 8mm de espessura, travadas pelo pavimento e pelos degraus.

- Muros de Suporte, em betão armado, em consola, destinam-se a assegurar os desníveis entre as diversas plataformas, rampas e escadas que se localizam no espaço da intervenção

- Escadas e Pavimentos

Fechar
Fábrica da Baleia nas Lajes do Pico
Localização: Lajes do Pico, Pico, Açores
Promotor: Fábrica da Baleia nas Lajes do Pico
Arquitectura: Arpas - Arquitectos Paisagistas Associados, Lda
Data Projecto - Construção: 2005 - 2006
Especialidades: Fundações e Estruturas
Fechar
Recuperação e Remodelação das Instalações da Fábrica da Pólvora
Localização: Barcarena, Oeiras
Promotor: Câmara Municipal de Oeiras
Arquitectura: Atelier do Chiado Arquitectos, Lda
Data Projecto - Construção: 1995 - 1998
Especialidades: Fundações e Estruturas
Fechar
Jardim do Lago
Localização: Covilhã
Promotor: Câmara Municipal da Covilhã
Arquitectura: Arpas - Arquitectos Paisagistas Associados, Lda
Data Projecto - Construção: 2001 - 2005
Especialidades: Fundações e Estruturas e Águas e Esgotos
Descrição:

O arranjo paisagístico e arquitectónico proposto para o Jardim do Lago pautou-se pelo aproveitamento das plataformas existentes no terreno, para a implantação de todas as estruturas de apoio, que se enquadram em redor do lago, construído na plataforma inferior. 

Os Edifícios de Apoio são constituídos por dois edifícios de implantação rectangular, de um só piso, destinados a “Snack Bar”, e por um outro edifício de dois pisos, em que o piso de baixo é quase todo vazado, destinado a restaurante, localizado sobre o ancoradouro do lago. Este edifício tem, no seu piso inferior, uma pequena zona parcialmente enterrada.  Parte dos pilares terão como fundação os pontões do ancoradouro. A cobertura é plana.

A intervenção contempla ainda as seguintes construções: 

  • Bordas do Lago– pequenos muretes a envolver o lago, em betão armado, com um acabamento de betão à vista;
  • Muros de Suporte– em betão armado, com um acabamento de betão à vista, destinados a vencer os desníveis entre as diversas plataformas, rampas e escadas que se localizam no espaço do jardim;
  • Bancadas e Escadas;
  • Espelho de Àgua– estrutura constituída por uma laje maciça, sobre a qual irá existir água que vai cair em cascata sobre o lago, e apoia em paredes de betão armado;
  • Poldras– paralelipipedos em betão armado, vazados com tijolos no seu interior, dispostos com um afastamento de 0.30m entre eles perfazendo caminhos dentro do lago;
  • Muro Biombo– parede em betão armado, no interior do lago, que suporta um passadiço metálico e faz a ligação entre a margem e uma das ilhas;
  • Ilha– trata-se de uma estrutura constituída por muros de suporte com implantação rectangular, sendo um dos lados, o muro biombo, localizada no interior do lago, sobreelevada em relação a este;
  • Passadiços Metálicos– são três passadiços metálicos que fazem a ligação das margens à ilha existente no interior do lago, em três pontos.
Fechar
Jardim Publico Covilha - Repuxos
Localização: Covilhã
Promotor: Câmara Municipal da Covilhã
Arquitectura: Arpas - Arquitectos Paisagistas Associados, Lda
Data Projecto - Construção: 2000
Especialidades: Fundações e Estruturas e Águas e Esgotos
Fechar
Jardim do Rato
Localização: Covilhã
Promotor: Câmara Municipal da Covilhã
Arquitectura: Arpas - Arquitectos Paisagistas Associados, Lda
Data Projecto - Construção: 2001 - 2004
Especialidades: Fundações e Estruturas
Descrição:

A área de implantação do jardim do Rato desenvolve-se ao longo da margem esquerda da ribeira da Goldra. A ribeira é delimitada por muros em pedra de granito que se encontram parcialmente danificados nesta zona. Previu-se a sua reparação por meio de execução de muros de gabiões inclinados a 15%, à frente dos quais se executou uma parede em pedra de granito com pedras reaproveitadas do muro existente.

Previu-se a execução de um lago para peixes, com percurso pedonal e zonas de paragem com bancos. O fundo do lago é em laje de betão armado com 0.25m de espessura moldada sobre o terreno.

No limite do lago para a ribeira previu-se a execução de um pequeno muro em betão armado com 0.62m de altura, e para o interior da margem, previu-se a execução de um muro de suporte em betão armado, jorrado a 15% pela frente, revestido por uma parede em pedra de granito, com pedras reaproveitadas da zona de intervenção.

O caminho pedonal e as zonas de paragem são constituídas por muretes em betão armado, formando caixas fechadas preenchidas com material de aterro compactado, rematado por uma camada de forma em betão de enchimento onde assentará o revestimento.

A intervenção comtempla ainda a execução de umas escadas metálicas, que permitem o acesso do jardim à rua limítrofe, situada a uma cota superior. Têm uma estrutura em aço constituída por uma viga central em perfil tubular, na qual é soldada a estrutura do pavimento, das guardas, e os degraus.

Fechar
Masterplan de Oram (Estudo Prévio)
Localização: Oram - Argélia
Promotor: eiic – Emirates International Investment Company, Alger
Arquitectura: Promontório Arquitectos Associados, Lda.
Data Projecto - Construção: 2009
Especialidades: Fundações e Estruturas e Águas e Esgotos
Fechar
Conjunto Turístico Montinho da Ribeira (Estudo Prévio)
Localização: Algoceira, Odemira
Promotor: Eairy Properties - Desenvolvimento Urbanistico, Lda
Data Projecto - Construção: 2004
Especialidades: Coordenação e Projectos de Engenharia, Infraestruturas e Prediais
Descrição:

O empreendimento desenvolve-se num terreno com 191,15 hectares, frente à aldeia de Algoceira, entre o km 16,4 e km 18,5 da EN 393, na freguesia de S. Salvador no concelho de Odemira, e compõe-se fundamentalmente por:

 - um aldeamento turístico estruturado em 7 aglomerados de moradias independentes ou em banda, denominadas aldeias;

- um edifício de 40 apartamento T0, localizado próximo da aldeia 1;

- um hotel de qualidade superior, com 50 quartos e SPA;

- uma praça central, entre a aldeia 1 e o edifício de apartamentos, incluindo um restaurante, um bar, pequeno comércio e um health-club;

- um clube de campo (club-house) de apoio ao golfe;

- equipamento desportivo (dois campos de ténis e um campo multi-usos);

- campos de golfe.

Fechar
Urbanização Vilamoura XXI - Loteamento IPP4 - Zona 2
Localização: Vilamoura, Algarve
Promotor: LUSOTUR, Empreendimentos Imobiliários e Turísticos S.A.
Arquitectura: Atelier da Cidade - Arquitectura e Planeamento, Lda.
Data Projecto - Construção: 2002/2005 - 2005
Especialidades: Infraestruturas de Águas e Esgotos
Descrição:

O loteamento da Subzona 1 do I.P.P.4, Zona 2 (Jardins Victória) será ocupado com dois lotes, integrando parcelas significativas de zonas verdes e de zonas destinadas a estacionamento. Um dos lotes destina-se à construção de uma unidade de indústria hoteleira e outro à construção de um aparthotel.  A área total do I.P.P.4, Zona 2, Subzona 1 é de cerca de 9,8 ha.

O sistema de distribuição projectado destina-se à distribuição de água para consumo doméstico, comercial, industrial (indústria hoteleira) e público (lavagem de arruamentos e rega de espaços verdes), bem como à distribuição de água para o serviço de combate a incêndio.

O sistema de drenagem projectado é do tipo separativo, constituido por duas redes de colectores distintas: 

  • Rede de drenagem de águas residuais domésticas, comerciais e da industria hoteleira;
  • Rede de drenagem de águas pluviais ou similares (“águas provenientes de regas de jardins ou espaços verdes, de lavagem de arruamentos, passeios, pátios e parques de estacionamento”).
Fechar
Reformulação das Grutas de S. Vicente
Localização: Grutas de São Vicente, Madeira
Promotor: SDNM - Sociedade Desenvolvimento Norte da Madeira
Arquitectura: Paulo David Arquitecto - Soc. Unipessoal, Lda.
Data Projecto - Construção: 2005/2006 - 2009
Especialidades: Fundações e Estruturas e Águas e Esgotos
Descrição:

Refere-se o presente projecto à construção de dois corpos, que servem de entrada e saída das grutas no âmbito dos trabalhos de Reformulação das Grutas de S. Vicente.

Trata-se de duas estruturas tubulares elevadas, formando um corredor de acesso e um outro corredor de saída das grutas. Cada uma possui uma plataforma inferior, onde circulam os visitantes, e uma cobertura em chapa de aço formando uma caixa de brita grosseira cuja finalidade é a de proteger esses mesmos visitantes da queda de pequenas pedras.

Fechar
Parque Urbano em Albarquel
Localização: Albarquel, Setúbal
Promotor: Setúbal Polis
Arquitectura: F & C - Arquitectura Paisagista, Lda
Data Projecto - Construção: 2004/2006 - 2007
Especialidades: Fundações e Estruturas
Descrição:

O arranjo paisagístico e arquitectónico proposto para o Parque Urbano contempla o aproveitamento de duas das plataformas existentes, modelando ligeiramente o terreno, ora por escavação, ora por aterro, para inserção dos edifícios de apoio. Assim, é criada uma plataforma em aterro à cota 4.30, contida à frente por muros de suporte de betão armado e atrás pelos muros de pedra existentes. O desenvolvimento dos novos muros acompanha, de forma irregular mas aproximadamente paralela, a configuração dos existentes, com um afastamento destes que varia entre os 10.0 m, contido à frente por muros de suporte em betão armado. Sobre a plataforma assim criada, são implantados os edifícios de apoio do Parque – Snack-bar, Apoio Recreativo e Apoio de Parque. Na extremidade poente do parque e a uma cota mais elevada, existe uma zona de fraca pendente na crista do talude. O terreno é modelado em três plataformas (cotas 21.80, 20.0 e 17.60) para permitir a implantação de um quarto edifício, destinado a restaurante e respectivo estacionamento automóvel.

Inclui ainda a construção de uma estação elevatória de águas residuais, para conduzir as águas residuais domésticas do parque ao colector geral.

O projecto de Arquitectura dos Edifícios de Apoio é da autoria de Bak Gordon Arquitectos.

Fechar
Consolidação das Encostas da Baia de Angra do Heroísmo
Localização: Angra do Heroísmo - Açores
Promotor: Câmara Municipal de Angra do Heroísmo
Arquitectura: OA, Oficina de Arquitectura - Urbanismo e Construção, Imagens Visuais, Lda.
Data Projecto - Construção: 2001 - 2004
Especialidades: Fundações e Estruturas
Descrição:

Esta intervenção consiste nos trabalhos de Consolidação de três Escarpas, uma limitada em parte da Estrada Corte Real, Zona 1 (Escarpa Central), junto ao mar, outra situada perto do Porto das Pipas, Zonas 2 e 4 (Escarpa do Cantagalo) e, uma terceira, até ao Clube Nautico, Zona 2

Fechar
Remodelação e Ampliação da Marginal e Parque Urbano da Praia da Vitória e Parque Turístico e Ambiental do Paúl
Localização: Cidade da Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores
Promotor: Câmara Municipal da Praia da Vitória
Arquitectura: OA, Oficina de Arquitectura - Urbanismo e Construção, Imagens Visuais, Lda.
Data Projecto - Construção: 2005 - 2009
Especialidades: Fundações e Estruturas
Descrição:

A intervenção para a construção da nova marginal integrou a recuperação ambiental da faixa da periferia urbana que se desenvolve ao longo da costa em mais de 1km, incluindo as vias, os pontões e praias e taludes. Desenvolve-se como um percurso dominantemente pedonal complementado por circulação viária com sentido único e estacionamento e apoiado por equipamentos vocacionadas para actividades de restauração, recreio e animação. A intervenção para o Parque Turístico /Ambiental do Paul pretendeu criar uma área de recreio e lazer, materializada através da construção de edifícios de apoio ao Parque.

Fechar
Requalificação Urbana do Espaço Público Intramuros e Acessos do Castelo de Alcácer do Sal
Localização: Alcácer do Sal
Promotor: Câmara Municipal de Alcácer do Sal
Arquitectura: Promontório Arquitectos Associados, Lda.
Data Projecto - Construção: 2010
Especialidades: Fundações e Estruturas; Infraestruturas de Águas e Esgotos
Descrição:

A Requalificação Urbana do Espaço Público Intramuros e Acessos do Castelo de Alcácer do Sal, abrange a colina do castelo, na área envolvente à pousada D. Afonso II, às estações arqueológicas e aos núcleos habitacionais existentes. Abrange também os acessos à colina pelo lado Norte / Poente e uma parcela do terreno confinante com a Rua Bom Jesus dos Mártires, num total de 19 000m2.

A presente intervenção de Requalificação Urbana, obedecendo ao desenho urbano e paisagístico da proposta, envolve trabalhos multidisciplinares de remodelação das infra-estruturas existentes e novas estruturas públicas, incluindo várias edificações, implantadas dentro da zona de intervenção.

Do ponto de vista estrutural salientamos as seguintes intervenções:

- Jardim da Memória, incluindo um tanque e vários muros de suporte de terras, interiores e exteriores, permitindo a definição das plataformas definidas, ligadas entre si e aos arruamentos  através de escadas e rampas moldadas sobre o terreno;

- Jardim das Oliveiras, incluindo um tanque e três muros de suporte de terras, interiores e exteriores, permitindo a definição das plataformas definidas, ligadas ao exterior através de escadas moldadas sobre o terreno;

- Muros de Suporte de terras envolventes da estação arqueológica;

- Muros de Suporte de terras adjacentes aos arruamentos no espaço intramuros do castelo, incluindo muros novos e reabilitação de muros existentes;

- Parque de Estacionamento Norte, incluindo muro de suporte de terras do arruamento de acesso ao castelo;

- Pavilhão de Exposição / Art Center, implantado no Jardim da Memória;

- Loja / Centro Multimédia, implantada no Jardim das Oliveiras;

- Café Esplanada da Torre, implantado junto à Torre do Castelo;

- Miradouro da Muralha, incluindo muros periféricos e pavimento térreo.

No âmbito do projecto de infraestruturas de abastecimento de água a intervenção prevista consistiu na reformulação do sistema de abastecimento de água do Castelo de Alcácer do Sal e na distribuição de água do interior de 3 edifícios. Pretendeu-se a substituição integral de toda a rede de abastecimento de água do Castelo, não existindo qualquer intervenção na rede de alimentação à cidade de Alcácer, a montante do reservatório de água existente no Castelo.

No âmbito do projecto de infraestruturas de drenagem a intervenção prevista consistiu na reformulação do sistema de drenagem águas domésticas do Castelo de Alcácer do Sal, na reformulação do sistema de drenagem águas pluviais de água do Castelo de Alcácer do Sal e na drenagem das águas de 3 edifícios. Pretendeu-se a substituição integral de toda a rede de drenagem de águas residuais do Castelo, excepto numa das ruas, em que existe um grande número de adutoras que alimentam a cidade de Alcácer do Sal, no sentido de criar a separação das redes doméstica e pluvial do espaço intramuros do Castelo.

Fechar
Requalificação Urbana do Espaço Público da Margem Norte do Rio Sado
Localização: Alcácer do Sal
Promotor: Câmara Municipal de Alcácer do Sal
Arquitectura: Promontório Arquitectos Associados, Lda.
Data Projecto - Construção: 2010
Especialidades: Fundações e Estruturas; Infraestruturas de Águas e Esgotos
Descrição:

A Requalificação Urbana do Espaço Público da Margem Norte do Rio Sado, em Alcácer do Sal, abrange a frente ribeirinha compreendida entre a fachada dos edifícios e o muro que ladeia o rio, ao longo da Avenida João Soares Branco, limitada a Nascente pelo Largo 25 de Abril e a Poente pela intersecção desta avenida com a Estrada de Santa Luzia, correspondendo a uma área de 34 000m2.

A presente intervenção de Requalificação Urbana, obedecendo ao desenho urbano e paisagístico da proposta, envolve trabalhos multidisciplinares de remodelação das infra-estruturas existentes e novas estruturas públicas, incluindo edificações, espalhadas ao longo de toda a zona de intervenção.

Do ponto de vista estrutural salientam-se as seguintes intervenções:

- Parque de Estacionamento Nascente, incluindo novo muro de suporte de terras junto ao encontro Norte da ponte rodoviária;

- Edifício do Turismo / Artesanato;

- Muro de Suporte de Terras sobre a muralha existente, junto ao edifício do Turismo;

- Conjunto de Pérgolas para Esplanadas de cafés e restaurantes ribeirinhos, em estruturas modulares préfabricadas;

- Conjunto de 5 Totens destinados a Arte Urbana;

- Parque de Estacionamento Poente e Parque Infantil, incluindo o reperfilamento e ampliação do muro de suporte da frente de rio.

Relativamente às infraestruturas de abastecimento de água, previu-se a substituição integral de toda a rede da zona de intervenção e ligações à rede existente fora do limite de intervenção, e ainda, a substituição dos ramais prediais existentes. O sistema de distribuição projectado destina-se à distribuição de água para consumo doméstico, comercial e público (lavagem de arruamentos e rega de espaços verdes), bem como à distribuição de água para o serviço de combate a incêndio.

No âmbito desta intervenção previu-se a separação das redes doméstica e pluvial de toda a frente ribeirinha, alterarando a situação actual de descarga das águas domésticas directamente para o rio.

Fechar