Hotéis e Instalações Turísticas

Hotel Mundial - Ampliação
Localização: Martim Moniz - Lisboa
Promotor: Hotel Mundial
Arquitectura: J. Vasconcelos Marques, Arquitectos Lda
Data Projecto - Construção: 2002 - 2004
Especialidades: Fundações e Estruturas e Águas e Esgotos
Descrição:

Terceira fase do hotel, na continuidade do hotel existente, apresenta um isolamento acústico de base e é constituída por dois pisos enterrados, sete pisos elevados e cobertura em terraço. As caves destinadas a parqueamento, ocupam toda a área de implantação do terreno, exceptuando o topo Sul-Poente que é atravessado em viés pela Galeria do Metropolitano.

Para a contenção periférica durante a escavação, adoptou-se um sistema de paredes moldadas, sem ancoragens, travadas com a laje do piso 0, executada previamente à escavação (“Top-Down”). As fundações são indirectas com barretas e estacas. A super-estrutura foi definida com lajes planas fungiformes aligeiradas e pré-esforçadas.

Fechar
Pousada de Estói
Localização: Estói – Faro
Promotor: ENATUR
Arquitectura: Gonçalo Byrne, Arquitectos, Lda
Data Projecto - Construção: 2006 - 2007/2009
Especialidades: Fundações e Estruturas
Descrição:

As novas construções, destinadas a receber os quartos localizam-se essencialmente para poente do actual palacete, sendo a cozinha implantada do lado oposto. São dispostas em plataformas, no sentido de se articularem com a envolvente ao palácio, mantendo a relação deste com os jardins, pois as coberturas dos diversos corpos são também ajardinadas.

A estruturas das novas construções são constituída por pórticos longitudinais e transversais de pilares e vigas de betão armado, suportando lajes maciças também de betão armado que constituem os pavimentos dos pisos.

Foi também objecto do estudo as novas construções no âmbito das intervenções previstas pelo Projecto Geral de Paisagismo e de Arquitectura nos Jardins da Área Sul do Palácio de Estoi.

A intervenção caracterizou-se ainda pelo trabalho de reabilitação e restauro, extensivo aos edifícios do palácio, cavalariças e jardins.

Fechar
Hotel Altis Avenida - Reabilitação e Reforço
Localização: Rua 1º de Dezembro, Lisboa
Promotor: Hotel Altis Avenida
Arquitectura: J. Vasconcelos Marques, Arquitectos Lda
Data Projecto - Construção: 2008 - 2009
Especialidades: Fundações e Estruturas; Águas e Esgotos
Fechar
Hotel Pestana Palace no Palácio Valle Flor
Localização: Lisboa
Promotor: Pousadas de Portugal
Arquitectura: Manuel Tainha
Data Projecto - Construção: 1992/1996 - 2000
Especialidades: Fundações e Estruturas
Descrição:

O conjunto hoteleiro a instalar compreende os projectos dos novos Edifícios a construir (Corpo Nascente, Corpo Poente e Health Club), bem como as obras de recuperação para reconversão a novos usos dos edifícios existentes (Palácio Valle-Flôr e Lavandaria Anexa).

Do ponto de vista estrutural, os novos edifícios a construir, divididos em Corpo Nascente e corpo Poente subdividem-se em dois subcorpos cada, e o edifício do Health Club apresenta-se como um corpo autónomo.

Na zona da antiga Lavandaria, agora destinada a restaurante, acrescentou-se um piso intermédio, recorrendo a estruturas de betão armado constituídas por pilares e vigas, sendo os pavimentos assegurados por lajes maciças. 

No Health Club alguns pilares serão em perfís metálicos.

A Galeria Técnica é constituída por um quadro em betão armado, e além de uma área destinada às redes das instalações especiais, serve também para o transporte de bagagem entre o edifício do Palácio Valle-Flor e os corpos dos quartos, garantindo assim que todos os produtos logísticos possam ser transportados abaixo dos jardins, preservando assim o seu recato.

Fechar
Hotel Continental (actual Holiday Inn Lisboa Continental)
Localização: Rua Laura Alves n.º9, Lisboa
Arquitectura: Fernão Lopes Simões de Carvalho e Cristina Borba Simões de Carvalho
Data Projecto - Construção: 1984 - 1988
Especialidades: Fundações e Estruturas
Fechar
Hotel Mundial Estoril
Localização: Alcabideche
Promotor: Sociedade Hoteleira de Turismo, Sotelmo S.A.
Arquitectura: J. Vasconcelos Marques, Arquitectos Lda
Data Projecto - Construção: 2009
Especialidades: Fundações e Estruturas; Águas e Esgotos
Descrição:

O edifício é constituído por 4 pisos elevados (piso 0, piso 1, piso 2 e piso das mansardas), e 3 pisos semi‑enterrados (piso -1, piso -2 e piso -3). Apresenta uma área de implantação de cerca de 8500 m2, dividida em dois corpos estruturais, designados pelas letras A e B, separados por uma junta de dilatação com 0.03 m de espessura, obtida por simples duplicação dos elementos verticais da estrutura.

Adoptou-se uma estrutura resistente em betão armado, formada por lajes fungiformes com capitéis aparentes no infradorso da laje, vigas de bordadura, paredes, muros de suporte e pilares implantados numa malha ortogonal, em cada um dos corpos, com espaçamentos máximos de 8 m. Não existe um afastamento regular dos eixos, devido essencialmente ao recuo progressivo das fachadas em altura, para formar os degraus pretendidos pela Arquitectura para o Plano Marginal.

No âmbito do projecto de Distribuição de Água, incluiu o estudo dos seguintes sistemas: sistema de distribuição de água fria potável; sistema de distribuição de água quente potável; sistema de distribuição de águas reciclada para utilização em autoclismos, fluxómetros de urinol, rega e torneiras de lavagem do estacionamento e sistema de distribuição de água reciclada para serviço de combate a incêndio.

No âmbito do projecto de Drenagem de Águas Residuais Domésticas e Pluviais,  incluiu o estudo dos seguintes sistemas: sistema de drenagem, tratamento e aproveitamento de águas residuais domésticas recicláveis (provenientes das descargas de banheiras, duches e lavatórios); sistema de drenagem de águas residuais domésticas não recicláveis; sistema de drenagem e aproveitamento de águas pluviais recicláveis (da cobertura do piso das mansardas) e sistema de drenagem de águas pluviais não recicláveis.

Fechar
Apartamentos para a Sulférias em Manta Rota
Localização: Manta Rota, Algarve
Promotor: Sulférias
Arquitectura: Cândido Palma de Melo
Data Projecto - Construção: 1992
Especialidades: Fundações e Estruturas
Fechar
Conjunto Habitacional na Marina de Lagos
Localização: Lagos, Algarve
Promotor: Marlagos - Iniciativas Turísticas, S.A.
Arquitectura: Gonçalo Byrne, Arquitectos, Lda
Data Projecto - Construção: 1993 - 1999
Especialidades: Fundações e Estruturas
Descrição:

O projecto é constituído por duas fases: a 1ª inclui 52 fogos, distribuídos por três edifícios formando uma frente urbana, e a 2ª incluindo uma praça e edifícios envolventes com 73 fogos e áreas comerciais.

 

Fechar
Pousada do Castelo de Alcácer de Sal
Localização: Alcácer de Sal
Promotor: ENATUR
Arquitectura: Canon, Centro de Estudos e Projectos, Lda
Data Projecto - Construção: 1994 - 1996
Especialidades: Fundações e Estruturas
Fechar
Quinta das Lágrimas
Localização: Coimbra
Promotor: Hotel Quinta das Lágrimas
Arquitectura: GB Arquitectos, Lda
Data Projecto - Construção: 2002 - 2005
Especialidades: Fundações e Estruturas
Fechar
Complexo Turístico de Troia
Localização: Tróia
Promotor: Torralta
Arquitectura: Atelier Conceição Silva
Data Projecto - Construção: 1973
Especialidades: Fundações e Estruturas
Descrição:

Inclui piscina, self-services, restaurantes, hotel, aparthotéis em banda e torre e centro comercial

Fechar
Hotel Fontana Park
Localização: R. Engº Vieira da Silva n.º2, Lisboa

Promotor: Fontana Park Hotel
Arquitectura: Francisco Aires Mateus, Arquitectos, Lda
Data Projecto - Construção: 2005 - 2008
Especialidades: Fundações e Estruturas e Águas e Esgotos
Descrição:

O estado de conservação da fachada do edificio que fazia frente para a Rua Eng.º Vieira da Silva apresentava diversas anomalias que faziam duvidar da sua integridade e estabilidade, a longo prazo e em especial durante o periodo de obra. Como o desenho desta se encontra classificado, foi proposta a sua demolição e reconstrução total, respeitando integralmente a geometria e reaproveitando todos os materiais originais que se encontrem em adequadas condições. Nesse âmbito, foi preservada em local definido pelo Dono de Obra a estrutura metálica treliçada que suportava o tecto na zona de pé-direito duplo do piso de entrada, e cujo desenho é contemporâneo dos edifícios industriais de meados do século XIX.

Por uma questão de diferenciação do uso do edifício, sendo parte destinada a habitação e outra a hotel, dividiu-se o conjunto em dois edifícios, cada um uma unidade estrutural, tendo designados por corpo A e B. O novo edifício é constituído por seis pisos enterrados, um piso térreo, sete pisos elevados e cobertura.

A estrutura vertical resistente do edifício é formada pelas paredes de betão armado, localizadas quase exclusivamente em torno das caixas dos elevadores e núcleo de escadas, e pelos pilares, de betão armado. Estes últimos serão dispostos numa malha tanto quanto possível regular, definindo vãos máximos correntes da ordem dos 6.8 m, integrados em paredes divisórias de alvenaria, evitando ficar aparentes. Na periferia do edifício, e acompanhando o desenvolvimento da fachada actual, serão construídos pilares de secção alongada que terão a dupla função de suportar as lajes de piso e dotar essas mesmas paredes do contraventamento necessário para responder adequadamente à acção dos sismos.

As lajes são, no geral, de betão armado, do tipo fungiforme maciças, apoiadas em muros ou pilares de betão armado na periferia, e nos alinhamentos interiores de pilares.

O pavimento sobre a zona de duplo pé-direito na entrada do hotel (que será a mesma da antiga Vila Almeida e que mantem a sua geometria e proporções) é suportado por quatro pilares metálicos, travados dois a dois no seu topo por duas treliças metálicas idênticas às originais que aqui se encontravam, dispostas transversalmente à fachada principal e desenvolvendo-se desde esta até à de tardoz.

Fechar
Hotel Porto Santo
Localização: Porto Santo, Madeira
Promotor: Mar da Travessa
Arquitectura: João Favila
Data Projecto - Construção: 2004 - 2009
Especialidades: Fundações e Estruturas e Águas e Esgotos
Descrição:

O novo edifício de ampliação das actuais instalações do Hotel de Porto Santo, situa-se nas traseiras do existente, quase paralelo a este, ocupando uma faixa de 15.0 m de largura e 131.5 m de comprimento. Trata-se de uma construção de um único piso, onde metade da área é ocupada por cinco “bungalows” destinados a habitação, e a outra metade pelo corpo principal onde irá funcionar o Centro de Geo‑Medicina.

Entre as traseiras deste edifício e o limite do lote do Hotel, existirão três corpos individualizados, albergando serviços de apoio e instalações técnicas do referido Centro. Aqueles destinados a áreas técnicas possuirão um ou dois pisos em cave, com a periferia estruturada por muros de suporte em betão armado, bem como os depósitos e reservatórios de água doce e salgada necessários ao funcionamento do Centro. Tal como o resto do edifício, possuirão apenas um piso acima do solo.

Em redor do corpo principal e ligada às caves de dois dos edifícios atrás descritos, existirá uma galeria técnica, de secção rectangular com 1.3 m de largura e altura variável, destinada a fazer a distribuição do ar tratado e dos sistemas de alimentação de energia eléctrica.

A frente do edifício que dá para a praia será fechada por uma plataforma de 17.0 m de largura e uma piscina com 9.0 m de largura, que se estendem por cerca de 35.0m em direcção ao mar, bordejando os limites dos terrenos do Hotel.

Fechar
Edifício no Jardim dos Cortes Reais
Localização: Angra do Heroísmo, Açores
Promotor: Câmara Municipal de Angra do Heroísmo
Arquitectura: OA, Oficina de Arquitectura - Urbanismo e Construção, Imagens Visuais, Lda.
Data Projecto - Construção: 2001 - 2004
Especialidades: Fundações e Estruturas
Descrição:

A intervenção no Jardim dos Cortes Reais consiste numa estrutura que permite a ligação entre a marginal de Angra do Heroísmo e a zona histórica da cidade, assumindo-se como uma frente urbana marítima e um novo espaço verde. Inclui um edifício de dois pisos elevados, em betão armado, destinado a espaço comercial e restaurante.

Fechar
Conjunto Habitacional de 48 Fogos para a Coociclo
Localização: Tróia
Promotor: Coociclo
Arquitectura: OA, Oficina de Arquitectura - Urbanismo e Construção, Imagens Visuais, Lda.
Data Projecto - Construção: 1988
Especialidades: Fundações e Estruturas
Fechar
Vila Verde Resort Santa Maria
Localização: Santa Maria, Ilha do Sal, Cabo Verde
Promotor: TECNICIL - Soc. Imobiliária e Construções, S.A.
Arquitectura: Nuno Leónidas Arquitectos
Data Projecto - Construção: 2007 - 2008
Especialidades: Fundações e Estruturas
Descrição:

Projecto variante apresentado pela empresa construtora Consórcio OPWAY /MARPE/ MCV, incluindo a preparação de Toscos de Alvenaria, de um conjunto de edifícios para Apartamentos, Moradias em Banda e Estacionamento, do Vila Verde Resort, a construir em Santa Maria, na Ilha do Sal, Cabo Verde.

Fechar
Hotel da Balaia (1ª, 2ª e 3ª fases)
Localização: Balaia - Albufeira
Promotor: Orey Antunes
Arquitectura: Atelier Conceição Silva
Data Projecto - Construção: 1969 - 1980
Especialidades: Fundações e Estruturas
Fechar
Conjunto de Apartamentos - Três Castelos
Localização: Praia da Rocha - Portimão
Data Projecto - Construção: 1978
Fechar
Hotel Dream Inn
Promotor: Angolânia, Lda.
Arquitectura: Berger, Lda
Data Projecto - Construção: 2012 - em construção
Especialidades: Fundações e Estruturas; Águas e Esgotos
Descrição:

O empreendimento denominado por Hotel Sonho Inn é constituído por um edifício, que integra todos serviços administrativos, sala de eventos, sala de refeições e cozinha, health club e zona de quartos, e por um conjunto de oito moradias em banda, dispostas em dois grupos de quatro.

O edifício principal do Hotel desenvolve-se em torno de uma zona ajardinada exterior. Tem uma implantação que se inscreve num rectângulo com dimensões de 97mx43.4m. O edifício apresenta-se dividido em cinco corpos estruturais, designados pelas letras A a E, separados por juntas, convenientemente dispostas, quer por razões das dimensões de implantação, quer por razões de diferenciações em altura.

Na zona de lazer exterior, envolvida pelo edifício do hotel, está localizada a piscina, um espelho de água e diversas plataformas em deck, de apoio às várias funcionalidades disponibilizadas pelo empreendimento.

Os dois grupos de quatro moradias que se localizam a poente do lote estão dispostos em duas plataformas de forma a acompanhar a inclinação do terreno. As moradias são todas iguais e têm uma implantação em forma de “T” deitado, que se inscreve num rectângulo com 13.7mx9.7m. Desenvolvem-se em piso térreo, um piso elevado e cobertura em terraço.

Fechar